Vigários programam atividades com os jovens para o próximo ano

Vigários programam atividades com os jovens para o próximo ano

As atividades de pastoral juvenil do presente ano e as do que se aproxima foram os assuntos principais da reunião dos responsáveis (vigários) das 9 vigararias da Diocese de Leiria-Fátima com o bispo D. António Marto, no passado dia 11 de junho, no Centro Pastoral Diocesano em Leiria.

A avaliação do presente ano foi positiva, mas deseja-se mais e melhor envolvimento e acompanhamento dos jovens. Nesse sentido, referiram a importância de valorizar os movimentos juvenis existentes e iniciativas como o voluntariado, peregrinações, retiros, grupos paroquiais. Sublinharam como decisivas para o trabalho com os jovens a identificação de animadores com talento e o cuidado na sua formação.

Para o próximo ano, o responsável da pastoral juvenil diocesana, também presente, anunciou a realização de um fórum para animadores de jovens, no dia 5 de outubro, sob o título “Jovens, oportunidades e desafios”. Foram marcadas as datas para os encontros vicariais de oração do bispo diocesano com os jovens. Terão lugar em cada vigararia, entre janeiro e março de 2020, com um dinamismo participativo. Em 25 e 26 de julho do próximo ano, haverá uma festa diocesana da juventude.

Ainda sobre a pastoral juvenil, o cardeal D. António Marto sintetizou dizendo ser necessário atender às características dos jovens, às muitas solicitações que lhe são feitas e às profundas mudanças na sua realidade. Assim, afirmou que “a oferta da Igreja tem de ser grande e alargada, sem se fixar no mesmo esquema para todos, mas propondo um leque alargado de alternativas, mais à base de experiências de vida do que da doutrina”, pois é nelas que eles se envolvem e se formam.

Na reunião foram ainda apreciadas positivamente as propostas de reflexão sobre o livro “Renovação divina” a ser feita pelos sacerdotes, sobretudo párocos, e seus colaboradores, o itinerário de catequese com adolescentes em ordem à Jornada Mundial da Juventude de 2022, em Lisboa, e a publicação, em cada ano, de um livrinho de orações ou outros apoios a oferecer às famílias na visita pascal.

Jorge Guarda, P.
Jorge Guarda, P.
Vigário Geral da diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.