Vigararias da Diocese têm novos padres a representá-las

Vigararias da Diocese têm novos padres a representá-las

As nove vigararias da diocese de Leiria-Fátima têm novos padres a representá-las. A nomeação dos vigários da vara — assim são designados — foi decretada pelo bispo D. António Marto no dia 4 de dezembro e tem efeitos imediatos.

De acordo com o Diretório para o Ministério dos Bispos (n. 218), o Vigário da Vara tem a tarefa de “coordenar a atividade pastoral que as paróquias exercem em comum, vigiar para que os sacerdotes vivam de acordo com o seu estado e para que seja observada a disciplina paroquial”. Deverá ser “um sacerdote residente na vigararia e que trabalhe possivelmente na cura de almas; ter ganho a estima do clero e dos fiéis pela sua prudência e doutrina, piedade e zelo apostólico; merecer a confiança do Bispo para que assim este possa, quando for necessário, delegar-lhe faculdades; possuir suficientes dons de direção e de trabalho em equipa”.

O próprio Código de Direito Canónico, define bem explicitamente no cânone 555 as competências e tarefas dos sacerdotes que assumem este serviço. Entre o rol de obrigações, os vigários da vara devem empenhar-se “por que os clérigos, de acordo com as prescrições do direito particular, assistam, nos tempos determinados, às prelecções, reuniões teológicas ou conferências” e procurar “que sejam assegurados os auxílios espirituais aos presbíteros do seu distrito” bem como serem “solícitos para com aqueles que se encontrem em situações mais difíceis ou angustiados com problemas”.

Também D. António Marto, numa publicação de 2008 intitulada “Um Novo Olhar Pastoral: Paróquia, Vigararia e Missão do Vigário“, enumera em dez pontos aquela que é a missão do vigário que, antes de ser jurídico-administrativa, deve ser pastoral. É nesse sentido que o Bispo ao terminar a sua reflexão dirige as seguintes palavras aos sacerdotes: “Trabalhai menos, trabalhai melhor, trabalhai mais unidos, rezai mais e mais unidos no mesmo Senhor Jesus!”

A lista dos nomeados é a seguinte:

Vigararia da Batalha:
P. José Henrique Domingues Pedrosa

Vigararia das Colmeias:
P. Orlandino Barbeiro Bom

Vigararia de Fátima:
P. Rui Manuel dos Reis Marto

Vigararia de Leiria:
P. Luís Inácio João

Vigararia da Marinha Grande:
P. Cristiano João Rodrigues Saraiva

Vigararia dos Milagres:
P. Nuno Miguel Heleno Gil

Vigararia de Monte Real:
P. Sérgio Jorge Lopes Fernandes

Vigararia de Ourém:
P. Joaquim de Almeida Baptista

Vigararia de Porto de Mós:
P. José Martins Alves

Paulo Adriano
Paulo Adriano
Diretor do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...