Vigararias apostam no trabalho com os jovens

Vigararias apostam no trabalho com os jovens

O cardeal D. António Marto reuniu-se hoje com os vigários, responsáveis da dinamização e coordenação pastoral nos nove grupos de paróquias denominadas vigararias em que está organizada a Diocese de Leiria-Fátima.
Na partilha dos projetos e atividades com os jovens, ficou-se a conhecer que há grupos nas paróquias, alguns deles animam a liturgia com a música, outros são escuteiros e/ou acólitos. Houve paróquias que peregrinaram a Taizé e outras já tem em projeto fazê-lo. Uma ou outra prevêem oferecer experiências espirituais na semana santa. O projeto “Say Yes”, para a catequese de adolescentes em ordem à Jornada Mundial da Juventude em 2022, está a suscitar uma adesão muito boa na diocese, sendo também agarrado por grupos de jovens. Os vigários não deixaram de assinalar igualmente as dificuldades no acompanhamento e ofertas pastorais aos jovens.

No campo missionário, registaram-se várias iniciativas, entre as quais o envio de voluntários para experiências nacionais e internacionais, organização de semanas de sensibilização e oração, recolha de testemunhos, exposições e a celebração de jubileus de irmãs e sacerdotes que dedicaram a sua vida à missão.

O Senhor Bispo anunciou que o próximo biénio pastoral entre 2010 e 2022 será dedicado ao tema “Eucaristia, comunidade cristã e missão”, tendo-se começado a refletir sobre ele em ordem à elaboração de objetivos, itinerário e programa de atividades.

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
Jorge Guarda, P.
Jorge Guarda, P.
Vigário Geral da diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Reunião de catequese em Alpedriz

Haverá reunião para os catequistas da paróquia de Alpedriz, no dia 4 (quinta-feira), às 21h00, na igreja paroquial de Nossa Senhora da Esperança de Alpedriz.