Vigararia de Ourém vive mês missionário com várias iniciativas

Vigararia de Ourém vive mês missionário com várias iniciativas

Com o lema “baptizados e enviados”, a Igreja celebra neste mês de Outubro, o Mês Missionário Extraordinário, proclamado pelo Papa Francisco, para que se compreenda mais profundamente, o quanto a Missão é “o máximo desafio para a Igreja” e “a primeira de todas as causas”.

Fazendo-se eco deste apelo do Papa Francisco, a Conferência Episcopal Portuguesa propôs um Ano Missionário, que agora termina, com o objectivo de apelar “a um maior vigor missionário em todas as dioceses, paróquias, comunidades e grupos eclesiais, desde os adultos aos jovens e crianças”.

Neste sentido, a Vigararia de Ourém propôs-se lançar algumas iniciativas que visam dar a conhecer o passado e perspectivar o futuro próximo da Missão entre nós, com o objectivo de passarmos de “uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária”.

Por isso, sendo as Comunidades Paroquiais da Vigararia de Ourém berço de muitas vocações de especial consagração, é nossa intenção celebrar o dom de tantos missionários à igreja e ao Mundo, dando a conhecer a sua vida e obra, estudar as origens e o desenvolvimento da Missão em Ourém, pondo em realce o percurso de alguns dinamismos missionários, e apresentar esta vocação aos mais jovens das nossas Paróquias, como opção de vida, grande e bela, no serviço aos irmãos por amor a Cristo.

Assim, faremos três encontros em diferentes zonas da Vigararia:

1 – no dia 17 de Outubro, Quinta-feira, teremos, no Salão Paroquial da Freixianda, às 21h00, o primeiro momento subordinado ao tema Ourém, terra de Missionários, com ostestemunhos do Pe. José Henriques, que viveu grande parte da sua vida na Guiné-Bissau, e da Irmã Maria Augusta, que viveu muitos anos em Moçambique e Angola;

2 – no dia 20 de Outubro, Domingo, teremos, no Centro Pastoral Paroquial de Nossa Senhora da Piedade – Ourém, das 14h45 às 18h00, o segundo momento subordinado ao tema Missionação de Ourém, com três comunicações: A Devoção Cristã em Ourém em tempos medievais, por Saul António Gomes; A Acção Pastoral dos frades do Convento de Santo António de Ourém (1600-1834), por António Baptista; A vivência cristã em Ourém no Século XIX, por Poças das Neves

3 – no dia 24 de Outubro, Quinta-feira, no Salão Paroquial de Caxarias, às 21h00, o terceiro momento subordinado ao tema Ourém, terra de Missão, com duas intervenções: A boa Nova de Jesus vivida pelos Jovens, por Jorge Martins; e Servir a alegria do amor vivido em família, pelo Casal Teresa e Ricardo.

Convidamos todos os interessados a participar. A entrada é livre em todos os encontros.

Armindo Janeiro, P.
Armindo Janeiro, P.
Diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Freixianda celebrou a festa da Padroeira

A festa continuou no salão das festas e no adro. Houve movimento no restaurante e bar. As rifas da quermesse iam saindo. A música convidou alguns à dança. Sobretudo reinou o convívio e a dimensão festiva.

Catequistas e famílias reunem-se em convívio em Caxarias

Este encontro acontece há vários anos e é um momento onde os catequistas, que colaboram neste serviço pastoral em ambas as paróquias juntamente com as suas famílias, partilham momentos de convívio, quer à mesa durante o jantar, quer depois num pequeno momento de diversão preparado para todos.

Jovens da vigararia de Ourém rumo à JMJ 2022

Treze jovens da vigararia de Ourém, aceitaram o desafio da Equipa Vicarial de Jovens para começarem a preparar a participação da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que decorrerá em Lisboa em 2022.