Vigararia de Ourém promove semana missionária

Vigararia de Ourém promove semana missionária

Muitas das atividades que se realizam em cada uma das paróquias da vigararia de Ourém são projetadas e delineadas em conjunto pela equipa de padres que está ao seu serviço. Desta vez, com o propósito de dar realce à celebração do Ano Missionário, estão programadas algumas iniciativas que damos a conhecer aos leitores, na esperança de suscitar o interesse de alguns para nelas virem a participar. 

No espaço de uma semana, realizar-se-ão três ações de fundo. Daí o nome de Semana Missionária. 

Serão na Freixianda

A primeira dessas ações será na nossa paróquia da Freixianda, no dia 17 deste mês de outubro, quinta-feira. Tratar-se-á de um serão em que serão intervenientes o padre José Henriques, missionário, da Cacinheira (Casal dos Bernardos) e a Irmã Maria Augusta, de Seiça. Através do testemunho de ambos, ficaremos a perceber que “Ourém e seu termo sempre foi terra de missionários”.

Tarde de reflexão na Nossa Senhora da Piedade

A segunda atividade será na paróquia de Nossa Senhora da Piedade e será no domingo, dia 20, durante a tarde, uma tarde de reflexão, subordinada ao tema geral “Missionação em Ourém”. Contará com as intervenções de Saul António Gomes, conhecido historiador leiriense, António Batista, historiador e fundador da Universidade Sénior de Ourém, e José Poças das Neves, professor e historiador. 

Colóquio em Caxarias

A terceira atividade será no dia 24, quinta-feira, e será provavelmente na paróquia de Caxarias. Tratar-se-á de um colóquio, subordinado ao tema “Ourém, terra de missão”. Através do testemunho de pessoas escolhidas, procurará intuir-se aquelas que serão as prioridades de ação, na área da missionação, na pastoral de conjunto vicarial, hoje.

A vigararia tem ainda em curso uma recolha de nomes e dados biográficos dos missionários naturais de cada uma das paróquias, nos últimos cem anos. Muitos deles estão ainda no ativo. Foi-lhes pedido que escrevessem um pequeno testemunho da sua vida como missionários. Alguns já estão a responder. O propósito é coligir todos os testemunhos e notas biográficas e exará-los em livro para enaltecer a nobre missão a que dedicaram toda a vida e perpetuar a sua memória no tempo.

Joaquim Baptista, P.
Joaquim Baptista, P.
Pároco da Freixianda.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.