Vigararia das Colmeias peregrinou a Fátima

Vigararia das Colmeias peregrinou a Fátima

Em agradecimento pela visita que a Imagem Peregrina fez às paróquias em maio de 2016 e no contexto do Centenário das Aparições e do biénio dedicado a “Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia”, a vigararia das Colmeias peregrinou ao Santuário de Fátima, no passado dia 4 de fevereiro.

Cerca de mil peregrinos, vindos das paróquias de Albergaria dos Doze, Colmeias, Espite, Matas, Meirinhas, Memória, São Simão de Litém e Vermoil, juntaram-se na Capelinha das Aparições, pelas 15h30, para a tradicional saudação a Nossa Senhora. O padre Orlandino, pároco de Meirinhas e Vermoil, orientou este primeiro momento, em que se agradeceu a visita da Imagem Peregrina às paróquias desta vigararia, aquando da peregrinação a todas as paróquias de Portugal.

Uma hora depois, todos se deslocaram para o Centro Pastoral Paulo VI, onde decorreu um importante encontro de formação sobre a Mensagem de Fátima, orientado pela irmã Maria Benedita, que se esmerou e encantou os presentes com a sua simpatia e palavras esclarecidas sobre este assunto maior do século XX, com muito mais relevância agora pelo Centenário que se celebra no próximo mês de maio.

Pelas 18h30, os peregrinos dirigiram-se para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde teve lugar a parte mais importante da peregrinação, a celebração da Santa Missa, presidida por D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima. No final, todos se dirigiram ao Albergue do Peregrino, onde se fez um jantar partilhado entre todos.

Às 21h30, de regresso à Capelinha, a oração do Terço foi presidida por um cardeal da América Latina, com a presença dos bispos de Leiria-Fátima e do Sumbe (Angola), assim como os sacerdotes desta vigararia das Colmeias e outros. Esta oração internacional foi rezada em várias línguas, estando as meditações a cargo do padre José Frazão, pároco de Albergaria dos Doze e São Simão de Litém.

Seguiu-se a procissão de velas, debaixo de uma chuva fria e tocada a vento, com muitos peregrinos encharcados em água, mas ninguém arredou pé. Cerca das 23h00, com a missão cumprida, foi o regresso a casa, com a paz daquele lugar em que o Céu desceu à terra.

Celso Santos (colaboração)

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...