Unificação das Paróquias de Nossa Senhora dos Prazeres e de São Vicente, de Aljubarrota

http://lefa.pt/?p=7131

Refª: CE2018A-020

 

 

Unificação das Paróquias de Nossa Senhora

dos Prazeres e de São Vicente, de Aljubarrota

 

 

D. António Augusto dos Santos Marto,

Bispo da Diocese de Leiria-Fátima

Faz saber quanto segue:

 

1. O bem espiritual dos fiéis cristãos e a realização mais frutuosa da missão da Igreja numa determinada comunidade humana são os únicos motivos que justificam a criação e as alterações nas paróquias (cf. CD 32; DMPB, 214).

2. O Pároco das paróquias de Nossa Senhora dos Prazeres e de São Vicente, ambas em Aljubarrota, padre Adelino Filipe Guarda, considerando as vantagens pastorais, tendo auscultado o sentir dos fiéis e pedido o parecer dos grupos paroquiais, dos párocos da Vigararia da Batalha e da autarquia local, que se exprimiram na totalidade favoravelmente, solicitou a união das mencionadas paróquias numa “única paróquia de Aljubarrota”. 

3. Tendo considerado atentamente as razões que me foram apresentadas, e ouvido o Conselho Presbiteral, conforme determina o cân. 515 § 2, do Código de Direito Canónico, usando da faculdade que me é conferida pelo mesmo cânone e parágrafo,uno as paróquias de Nossa Senhora dos Prazeres e de São Vicente numa única, que passará a designar-se como Paróquia de Aljubarrota.

4. À paróquia unida atribuo como padroeiros Nossa Senhora dos Prazeres e São Vicente; ambas as igrejas de que são titulares gozam dos mesmos direitos como paroquiais.

5. Confirmo o padre Adelino Filipe Guarda como pároco da agora designada Paróquia de Aljubarrota.

6. A pessoa coletiva religiosa Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Vicente de Aljubarrota altera o nome passando a designar-se “Paróquia de Aljubarrota”, assumindo os bens, direitos e obrigações daquela.

7. É extinta a pessoa coletiva religiosa designada Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres de Aljubarrota, passando os seus bens, direitos e obrigações para a Paróquia de Aljubarrota, nos termos do cân. 121.

8. Nos termos do artigo 9 da Concordata de 18 de maio de 2004 entre a Santa Sé e a República Portuguesa, para efeitos de reconhecimento civil das alterações nas paróquias de Nossa Senhora dos Prazeres e de São Vicente de Aljubarrota, e das respetivas Fábricas da Igreja Paroquial, será notificado o órgão competente do Estado.

9. Este decreto entra em vigor na presente data, com efeitos imediatos.

Leiria, 15 de agosto de 2018, Assunção da Virgem Santa Maria.

 

† António Cardeal Marto

Bispo de Leiria-Fátima

 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress