Tradicional “festa dos caracóis” em honra de Nossa Senhora do Fetal

Tradicional “festa dos caracóis” em honra de Nossa Senhora do Fetal

 

No primeiro domingo de outubro, dia 6, irá decorrer no Reguengo do Fetal a tradicional festa em honra da padroeira do santuário local.

Pelas 11h00, inicia-se a procissão na igreja matriz, embelezada pelas tradicionais ofertas com bolos de perna, palmas e as famosas “cavacas do Reguengo”. Às 11h30 será celebrada a Eucaristia, no Santuário da Senhora do Fetal.

Mas este dia é apenas o culminar dos festejos. Mantendo-se a tradição, na sexta-feira da semana anterior, dia 27 de setembro, ocorre a primeira procissão noturna, que parte da igreja matriz em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Fetal, a uns 800 metros de distância, regressando depois já com o andor da imagem mariana que é venerada naquele santuário. No sábado da semana seguinte, dia 5, volta a acontecer nova procissão, levando-se a imagem da Virgem de regresso ao seu santuário.

Ambas as procissões ocorrem cerca das 21h00 e serão iluminadas por milhares de cascas de caracóis alimentadas a azeite, colocadas ao longo do percurso e em locais afastados, produzindo um espetáculo visual que atrai anualmente muitas centenas de pessoas a estes festejos. As luminárias são cuidadosamente preparadas pela população e dispostas em imaginativos desenhos, que formam imagens, palavras e motivos diversos de ornamentação.

Também de salientar é um animado arraial que oferece música, gastronomia e espaço de convívio aos locais e visitantes, no largo da Fonte, bem no centro da freguesia.

 

A paróquia e os caracóis

Esta ancestral paróquia, que comemorou em 2012 os 500 anos da sua fundação, é predominantemente rural e, até há bem pouco tempo, a quase totalidade da sua população dedicava-se à agricultura. Produzia-se, sobretudo, vinho, cereais e azeite. Esse mesmo azeite que, para além dos normais fins alimentares, era também utilizado nas candeias, como combustível para iluminação. Reza a história oral local que, à semelhança das candeias, eram utilizadas como recipiente as cascas de caracóis, adaptadas com um pequeno pavio.

Assim nasceram estas originais iluminações festivas, que tanta fama dão à festa. A sua origem remonta aos séculos passados, mas foi na última década que, “fruto de muito trabalho, da colaboração das diversas entidades e muitos particulares”, tem crescido em quantidade e qualidade.

 

Concurso de fotografia

Está patente na “casa nova”, em frente à igreja paroquial, uma exposição de fotografias da festa do ano passado. A este propósito, a Junta de Freguesia, com o apoio da paróquia e do Município da Batalha, lança este ano o I Concurso de Fotografia “Festa dos Caracóis”. O convite é feito às muitas pessoas que aproveitam para fotografar aquele belo cenário noturno, em ambas as noites de procissões, para que apresentem os seus melhores trabalhos a concurso, até ao dia 22 de outubro. O regulamento está disponível em www.freguesia-reguengodofetal.pt.

 

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...