Serviço de Animação Vocacional lança plataforma de voluntariado

Serviço de Animação Vocacional lança plataforma de voluntariado

emsaida.leiria-fatima.pt

O Serviço de Animação Vocacional da Diocese lançou esta semana mais um projecto digital, inspirado nas palavras do cardeal D. António Marto na carta pastoral “A Alegria da Fé no Caminho dos Jovens” :

“Precisamos de dar missão aos jovens, educá-los num estilo de Igreja em saída às periferias do mundo: propor-lhes experiências de caridade que lhes permitam lidar e confrontar-se com as fragilidades humanas; atividades duradoiras de voluntariado com os necessitados, que podem levá-los a sair de si mesmos e do seu mundo virtual para relações diretas e mais humanas; experiências missionárias noutros países ou dentro do nosso país. Há várias propostas concretas neste sentido. Alguns chegam à fé pela via do amor gratuito.”

Esta plataforma que se encontra em emsaida.leiria-fatima.pt, pretende ser uma plataforma de mediação para responder à procura de oportunidades de voluntariado por parte dos jovens da diocese de Leiria-Fátima. Com esta iniciativa, o Serviço de Animação Vocacional (SAV), fará a mediação entre jovens que procuram envolver-se em acções de voluntariado e instituições disponíveis para os acolher.

Concretamente, o SAV tem referenciadas várias instituições disponíveis para acolher jovens em voluntariado, cujas propostas são divulgadas; por sua vez, os jovens interessados manifestam a sua preferência de a cordo com os critérios definidos e são colocados em contacto com os locais de voluntariado.

O que é?

O projecto EM SAÍDA é uma plataforma onde podes encontrar oferta de oportunidades de voluntariado. Tem como principal objectivo dar a conhecer diferentes formas de favorecer o teu crescimento humano e espiritual.

Como surgiu a ideia?

Há uma coisa que todos sabemos: quanto mais um jovem se abre aos outros e os acolhe com generosidade, mais facilmente encontra o seu lugar no mundo e na Igreja e melhor compreende a missão que Deus tem para a sua vida, a sua vocação. Por outro lado, percebermos que os jovens muitas vezes querem ser voluntários mas não sabem onde de podem dirigir. Sendo assim, o Serviço de Animação Vocacional criou o EM SAÍDA. 

Como funciona?

Começas por visitar o nosso site www.emsaida.leiria-fatima.pt. Aí encontras uma série de ofertas de voluntariado, escolhes o que gostavas de fazer, consultas as informações da proposta escolhida, preenches o formulário para inscrição, nós fazemos a verificação e pomos-te em contacto com a instituição. Realizas o voluntariado e juntos refletimos sobre tudo o que viveste nesta experiência.

Como contacto as instituições?

Depois de te inscreveres, o EM SAÍDA põe-te em comunicação com a respectiva instituição.

Posso inscrever-me para qualquer proposta?

Deves verificar antes se reúnes os requisitos específicos para aquela proposta.

A inscrição é individual ou em grupo?

Podes inscrever-te na plataforma das duas formas, conforme os requisitos específicos. No entanto, se for em grupo, deve haver sempre um responsável que o apresente e acompanhe.

Tem custos?

Não há qualquer custo pelo uso da plataforma. No entanto, há experiências de voluntariado, sobretudo as de maior duração, que implicam um custo relacionado com o alojamento e refeições, sendo definido para cada situação.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Leia também...