Seminário em festa no dia da sua Padroeira

http://lefa.pt/?p=7661

Este ano, o Seminário Diocesano de Leiria celebrou no dia 8 de dezembro a solenidade da Imaculada Conceição de Maria de uma forma especial. No dia da Padroeira daquela instituição, os seminaristas deram razões para festejar com especial alegria.

O Micael Ferreira, a frequentar o 3° ano, foi admitido às Ordens Sacras, e o Jorge Fernandes, do 5° ano, instituído no ministério dos Leitores, dando assim início aos primeiros passos que terão como meta o sacramento da Ordem.

Na igreja do Seminário, estiveram presentes na celebração da eucaristia onde foram realizados os ritos, os amigos e familiares mais próximos dos dois seminaristas. A presidir, esteve o Bispo diocesano, D. António Marto que descreveu o momento como “muito significativo para o Seminário” por poder assistir “com o próprio coração ao crescimento e amadurecimento dos nossos jovens em ordem ao sacerdócio”. Para o Cardeal, “estamos todos de parabéns”,  porque “o Seminário somos todos nós que estamos aqui”. Após estas palavras, a sua homilia teve como tema de fundo a figura de Maria como “inspiradora da nossa vida cristã e da nossa vida vocacional”. É na figura da mãe de Jesus que “reconhecemos a ternura e o sorriso de Deus, a beleza do Amor eterno e santo de Deus que nos abraça e nos salva”.

Micael é admitido às Ordens sacras

 MG 7222 O Micael Ferreira vem da paróquia de Monte Redondo e tem 38 anos.

A admissão às ordens sacras é apenas mais uma etapa da sua formação para o diaconado e presbiterado. Nesse rito, a Igreja reconhece-o e acolhe-o oficialmente  como candidato ao sacerdócio e, por sua vez, ele compromete-se publicamente a receber a formação necessária para o futuro ministério sacerdotal. A partir desta celebração, como explicita o rito, os admitidos devem cultivar ainda mais a vocação, ou seja, numa cerimónia muito simples, o Micael Ferreira manifesta o desejo de continuar a sua formação, agora de forma mais decidida e determinada, em ordem ao presbiterado.

Jorge é instituído Leitor

 MG 7231O Jorge Fernandes tem 44 anos e vem do Crato, uma paróquia do Alentejo.

O ministério de Leitor em que foi instituído, juntamente com o ministério de acólito, faz parte do que antigamente se chamava Ordens Menores e que hoje são designados como ministérios não ordenados. Sendo instituído, ao Jorge Fernandes é confiado o ministério do leitorado de modo estável e permanente, devendo, de acordo com o Ordenamento das Leituras da Missa, “exercer a sua função própria ao menos nos domingos e dias festivos”.

E o Seminário em Família conta com o Carlos

 MG 7229A celebração ficou ainda marcada pela apresentação do Carlos  como novo seminarista que integrará o grupo do Seminário em Família. O Carlos tem 14 anos e vem da paróquia da Maceira. Numa breve conversa, lembrou o falecido padre Marco Brites por ter sido o impulsionador da sua decisão de entrar para o Seminário, juntamente com a sua vontade de se ligar ainda mais à comunidade diocesana. Embora continue integrado na sua família e comunidades paroquial e escolar, este novo seminarista terá encontros periódicos no seminário com mais uma dezena de colegas, que são uma oportunidade para fortalecer o sentido de união e família alicerçados na fé.

O Seminário em Família é uma proposta para acompanhar os adolescentes e jovens que se sentem atraídos por Jesus Cristo no caminho do sacerdócio. O objectivo é ajudá-los a encontrarem-se consigo mesmos e com Jesus Cristo, de modo que o apelo de Deus possa ser escutado com carinho e acolhido. É um primeiro contacto com o Seminário e com os sacerdotes e leigos responsáveis por este serviço diocesano.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress