Semana dos Seminários de 12 a 19 de novembro

Semana dos Seminários de 12 a 19 de novembro

Para a Semana de Oração pelos Seminários, que decorre de 12 a 19 de novembro, sob o tema “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2, 5), o Seminário diocesano está a propor duas atividades: uma vigília de oração pelos Seminários, no dia 17, e o um dia aberto, no último dia da semana celebrativa.

É o terceiro ano consecutivo que o Seminário Diocesano abre as portas a todos os que desejarem conhecê-lo um pouco melhor. O convite é dirigido a grupos de catequese, grupos de jovens, família ou grupo de famílias, membros de um movimento ou pessoas individuais, mas em especial às crianças e adolescentes, para que possam “descobrir a beleza da vocação sacerdotal”. A atividade começa às 10h30, de domingo, e termina com a celebração da Missa, às 16h00, presidida por D. António Marto, informa comunicado do Seminário de Diocesano.

O Bispo diocesano presidirá também à habitual vigília de oração pelos Seminários, na sexta-feira, 17 de novembro, às 21h00, na igreja do Seminário.

Leiria-Fátima tem atualmente quatro seminaristas a frequentar o Seminário Maior de Cristo Rei, nos Olivais, no Patriarcado de Lisboa: Micael Ferreira, de Monte Redondo, no 2º ano; o Jorge Fernandes, de Vale do Peso, Portalegre, no 4º ano; Rui Ruivo, do Juncal, e Dany Gil, da Atouguia, no 6º ano. Os diáconos António Cardoso e Eduardo Caseiro, ordenados recentemente, estão a fazer o seu estágio pastoral.

No início deste mês, D. António Marto extinguiu o Pré-Seminário e criou o “Seminário em Família”, uma nova modalidade que visa “promover as vocações sacerdotais na diocese de Leiria-Fátima e acompanhar aqueles que manifestem sinais dessa vocação, preparando-os para a entrada no tempo propedêutico e seguidamente no Seminário Maior”.

O “Seminário em Família” tem vindo a ser apresentado aos adolescentes na iniciativa “É Belo ser Padre”, através da qual o Seminário diocesano tem convidado as comunidades paroquiais à reflexão e oração pelas vocações sacerdotais.

Para a Semana de Oração pelos Seminários deste ano a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios propõe a reflexão sobre a atitude atenta e materna de Maria durante as Bodas de Caná, em que desafia os serventes a uma atitude de disponibilidade perante a pessoa de Jesus.

Os materiais relativos à Semana dos Seminários estão disponíveis AQUI.

 

Programa do “Seminário em dia Aberto”

10h30 – oração

11h00 – trilhos do serviço

13h00 – almoço partilhado

14h00 – jogos de pátio

15h30 – preparação da Eucaristia

16h00 – Eucaristia presidida por D. António Marto

 

A organização pede que os interessados em participar na iniciativa se inscrevam até ao dia 16 de novembro, indicando nome individual ou de grupo, número de pessoas, paróquia de origem para os contatos fo.seminario@gmail.com ou 244832760. Para o almoço, o Seminário oferece sopa e bebidas e pede para que os participantes tragam algo mais para partilhar.

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...