Semana Cáritas: “Família, construtora de paz”

http://lefa.pt/?p=3857

Entre os dias 12 e 19 de março, decorre mais uma Semana Nacional da Cáritas, este ano com o tema “Família, construtora de paz”. Serão diversas as iniciativas a decorrer por todo o País, tendo em vista sensibilizar a população para a ação desta instituição de solidariedade e, sobretudo, para os problemas sociais a que, infelizmente, continua a ter de responder.

Também a Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima irá promover algumas ações durante a semana, a primeira e mais visível das quais será o Peditório Público, a decorrer em diversas localidades e espaços comerciais, entre os dias 16 e 19 de março. “É pedido a todos os cidadãos a sua contribuição para que a Cáritas de Leiria-Fátima possa continuar a desenvolver os diferentes projetos sociais de ajuda às famílias carenciadas”, lembra o presidente da direção diocesana, Júlio Martins. Ao resultado desse peditório será adicionado o valor dos ofertórios das Missas nesse domingo 19 de março.

Para que o peditório aconteça, milhares de voluntários saem à rua, apelando à generosidade e à partilha. E é também importante que surjam esses voluntários, tal como noticiámos. A Cáritas Diocesana tem em curso a campanha “Também tu podes ter (a) lata”, que visa precisamente o recrutamento de pessoas que queiram prestar este serviço solidário. A cada uma é pedido o serviço de 3 horas num dos dias do peditório, na sua área de residência, A instituição recorda que esse pequeno gesto “pode fazer toda a diferença” para ajudar a garantir a sua ação solidária.

Encontro da Família Cáritas

A marcar o início desta semana, vai acontecer no domingo 12 de março o XX Encontro da Família Cáritas, visando reunir em convívio de alegria e partilha todos os que colaboraram e querem apoiar este serviço da Igreja Católica aos mais carenciados.

O encontro será no Seminário Diocesano de Leiria, a partir das 14h45, começando por uma comunicação sobre o acolhimento dos refugiados em Portugal, por Filipa Abecasis, da Cáritas Portuguesa. Pelas 16h00, será feita a apresentação do SAMD – Serviço de Apoio à Maternidade em Dificuldade, uma nova oferta solidária que a Cáritas de Leiria-Fátima irá preparar. Haverá ainda a apresentação das atividades realizadas em 2015 e um momento de oração, terminando com um lanche partilhado, pelas 17h00.

Apoio “firme”

“A Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima mantém-se firme no apoio à população, preferencialmente, a mais carenciada e irá dar continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver propondo novos caminhos e reinventando a forma de fazer caridade”, refere Júlio Martins em nota enviada ao PRESENTE.

Numa ação que abrange a área das 75 paróquias da Diocese, espalhadas pelos concelhos de Leiria, Batalha, Porto de Mós, Ourém, Marinha Grande e parte dos concelhos de Alcobaça, Pombal e Alcanena, a Cáritas Diocesana ajudou, diretamente, 385 famílias. Mas os seus diversos projetos atingem, direta e indiretamente muitas outras centenas. Alguns números adiantados pelo presidente referem, por exemplo: “o apoio ao Centro de Acolhimento de Leiria, que se traduziu num apoio financeiro de cerca de 37.000 euros em ajudas para as despesas domésticas (água, luz, gás), renda de casa, saúde, despesas escolares, entre outros; a Loja Solidária apoiou 220 famílias a nível de apoio de vestuário e artigos para a casa; através da Cáritas Jovem, com o projeto “Explica-me”, foram apoiados 22 adolescentes no estudo e que transitaram de ano”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress