Opinião

Dar ou tirar

Sendo o Homem corpo e espírito, devendo o corpo estar sujeito à vontade para alcançar um bem maior, deverá esforçar-se por compreender qual é e onde está esse verdadeiro bem.

Covid19

Esperança, sinais e efeitos do Codiv-19

A pandemia leva tanta gente a abraçar e fazer coisas diferentes e melhores. Os estudiosos têm campo imenso para avaliar esses efeitos sobre os indicadores da saúde, poluição, corrupção, prática religiosa, progresso progressista mal parado e mais mortífero, questões fraturantes.

2017-06-28 Jogo Pastoral Familiar 2
Comentário da semana

Redescobrir a beleza da Igreja doméstica

Não é nova na história da Igreja a impossibilidade de ir à igreja e de se reunir em assembleia. No seu livro “Onde dois ou três…”, Chiara Lubich (1920-2008), fundadora do Movimento dos Focolares, cita antigos escritos cristãos da época das perseguições onde se ensina como alimentar a fé e ajudar-se em tais situações.

Onde está Deus?

Deus, lembrou D. Américo Aguiar, está nos médicos, enfermeiros e todos aqueles que todos os dias estão a ajudar o próximo.

Comentário da semana

Jejum da Eucaristia, comunhão com Jesus na Igreja doméstica

A vida e as atividades da comunidade cristã transferiram-se agora temporariamente para a família, embora esta sempre tenha sido e continue a ser “Igreja doméstica”, onde se vive, se testemunha e se comunica a fé, se escuta e transmite a Palavra de Deus.

Covid19

A psicologia da pandemia

Os especialistas em saúde alertam para o importante serviço público prestado pelos meios de comunicação, alertando contudo para as inevitáveis situações de sensacionalismo.

Covid19

Sim

Sim. É chegado o momento de a reabilitar. Esta é uma palavra com futuro. Sempre que a humanidade se enfrenta com uma nova aventura, com um perigo, com uma … pandemia, é bom dizer sim.

Covid19

Na terra do meu exílio

Tenho dado conta de que cristãos, tanto leigos como consagrados, têm-se perguntado se o que estamos a fazer é o correcto no que toca à vivência da fé, sobretudo no que se refere à suspensão das eucaristias e à privação presencial dos fiéis à mesma.

Afinal, somos cristãos ou gnósticos?

Era quase um slogan publicitário: comecei a ouvi-lo ainda muito jovem; mas vim a topar com ele sobretudo a partir do início dos meus estudos,

A herança do ilhéu

Terminado o almoço, o cofre foi aberto com solenidade, pela mãe, na presença dos filhos. Foi simples e rápido: o cofre continha dez grandes sobrescritos com o nome de cada um deles, e outro, menor, dirigido à mulher.

Ser missão no quotidiano

Ainda sobre a Eutanásia

Como muitos o dizem, não tenho respostas apenas perguntas. Não estaremos (só) a facilitar o que não é supostamente fácil?

2018-02-21 quaresma1

Liberdade e quaresmas de santos e menos santos

Há muitas quaresmas: de Cristo, da Igreja, dos santos e convertidos, de jejuar e dar comer aos famintos. Os de ontem e os de hoje. Doem mais as quaresmas de crises e sofrimentos, sem esperança.

2018-02-21 quaresma1
Quaresma

Quarentenas em tempo de quaresma

A quarentena de jejum e tentações de Cristo no deserto, descrita no NT inspira a quaresma. Uma preparou Cristo para a sua missão, a quaresma prepara para a Páscoa.

CAMINHAR NO DESERTO – Reflexão Quaresmal de 2020

Neste tempo santo a Comissão Nacional de Justiça e Paz (CNJP) convida todos os cristãos e pessoas de boa vontade a que nos deixemos “conduzir como Israel ao deserto (cf. Os 2, 16)”.

De Fátima a Timor: rosário de nós da corda

Dia 20 faz cem anos que a menina Jacinta de 13 de maio de 1917 se foi abraçar no céu à Senhora que a convidou, e ao seu irmão Francisco, a dar o primeiro nó da corda.