Santuário oferece livro para celebrar Domingo da Palavra de Deus

Santuário oferece livro para celebrar Domingo da Palavra de Deus

A publicação com o Evangelho segundo São Mateus, é uma edição conjunta do Santuário de Fátima e da diocese de Santarém, que assinala o Domingo da Palavra de Deus

Os peregrinos que participarem nas celebrações do Santuário de Fátima no Domingo da Palavra de Deus, cuja primeira edição será celebrada a 26 de janeiro, por decisão do Papa Francisco, vão receber um livro com o Evangelho de Mateus, que é o evangelista do ano.

Trata-se de uma publicação, editada em conjunto pelo Santuário de Fátima e pela Diocese de Santarém, com 127 páginas, que abre com uma apresentação do bispo D. José Traquina, prossegue com uma introdução ao Evangelho segundo São Mateus e encerra com o texto do Evangelho.

Em setembro de 2019, o Papa Francisco divulgou a carta apostólica ‘Aperuit illis’ (‘Abriu-lhes o entendimento’) onde anuncia a instituição de um “Domingo da Palavra de Deus”, celebração anual nas comunidades católicas que visa promover a “familiaridade” com a Bíblia.

“A Bíblia não pode ser património só de alguns e, menos ainda, uma coletânea de livros para poucos privilegiados”, escreve Francisco nesse documento, acrescentando que a celebração do Domingo da Palavra de Deus acontece em cada ano no III Domingo do Tempo Comum do calendário litúrgico, visando “a celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”.

Francisco pede, na referida Carta Apostólica, que a proclamação da palavra seja cuidada e sublinha a “grande responsabilidade” dos pastores em “explicar e fazer compreender a todos a Sagrada Escritura”.

O Papa escolheu o terceiro domingo do Tempo Comum por ele se situar na proximidade da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a qual se celebra entre 18 e 25 de janeiro.

“Este domingo da Palavra de Deus colocar-se-á, assim, num momento propício daquele período do ano em que somos convidados a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos Cristãos. Não se trata de mera coincidência temporal: a celebração do Domingo da Palavra de Deus expressa uma valência ecuménica, porque a Sagrada Escritura indica, a quantos se colocam à sua escuta o caminho a seguir para se chegar a uma unidade autêntica e solida”, escreve o Papa.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Santuário de Fátima

Jornadas Internacionais “As Crianças, a morte e o luto” adiadas para outubro

O Santuário de Fátima decidiu adiar as Jornadas Internacionais “As crianças, a morte e o luto”, previstas inicialmente para o próximo mês de maio, de 7 a 10, na sequência dos recentes desenvolvimentos e evoluções na epidemia por Covid-19, seguindo de forma responsável, as recomendações das autoridades de saúde e, assim, protegendo as vidas de todos.