Salão cheio de jovens a rezar pelo Seminário

http://lefa.pt/?p=7547

Uma vez por mês, numa iniciativa da pastoral juvenil diocesana, a cripta do seminário acolhe cerca de uma centena de jovens para rezar. O “shemá”, assim se chama este encontro de oração inspirado em Taizé, já é uma tradição com quase três décadas.

Por estar a decorrer o biénio pastoral dedicado à temática dos jovens, a equipa formadora do seminário aproveitou este formato para o adaptar a uma vigília de oração que integrou a Semana de Oração Pelos Seminários. No dia 17 de novembro, para além de uma larga centena de jovens, sobretudo do 9º e 10º anos da catequese, a cripta da igreja do seminário também acolheu participantes de todas as idades. Não admira que o bispo da Diocese, D. António Marto, começasse uma breve reflexão referindo estar ali a acontecer um encontro de três gerações.

O tom do encontro foi marcado pelos acordes dedilhados na guitarra que acompanhava as músicas adequadas ao momento. Embora não fosse uma celebração de cariz litúrgico, o texto central da meditação foi o trecho do evangelho sobre a cura do cego Bartimeu. E, nessa medida, o D. António quis transpor esse episódio para a realidade actual. Outro momento que marcou a celebração foi o convite feito a todos os presentes a escreverem a giz num quadro disposto para o efeito a resposta pessoal à pergunta “como posso ser Seminário?”.

Um domingo que começou no sábado

Este encontro de oração foi apenas um momento do programa que se cumpriu durante os dois dias do fim de semana. Mais de 40 adolescentes com os seus catequistas chegaram no sábado e pernoitaram na casa de Retiros de São José. A eles, juntaram-se no domingo outros tantos, bem como alguns familiares, que participaram no programa proposto, tendo como pano de fundo o episódio do evangelho sobre os discípulos de Emaús.

A organização, dirigida pela equipa formadora do seminário, contou com a colaboração de alguns grupos paroquiais de jovens e movimentos, bem como com os seminaristas. No total, cerca de 150 pessoas envolvidas, na sua maioria jovens.

O cardeal D. António Marto presidiu à eucaristia, na igreja do Seminário, em Leiria, com que encerrou a atividade.

Momentos da oração:

{youtube} https://www.youtube.com/watch?v=n8VjxC2cxi0{/youtube}

{youtube}https://www.youtube.com/watch?v=_-nfNO69Y54 {/youtube}

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress