Rio de Couros homenageou o antigo pároco

http://lefa.pt/?p=2693

Centenas de pessoas, autoridades autárquicas, sacerdotes e amigos do padre Benevenuto Santiago Morgado reuniram-se em Rio de Couros, no passado domingo, 7 de agosto, para prestarem homenagem ao sacerdote que foi ali pároco durante 10 anos.

A ocasião foi dada pela ocorrência de 50 anos da construção da atual igreja paroquial, por ele promovida e inaugurada em 1967. A perpetuar a memória do reconhecimento e gratidão foi dado o seu nome à Rua da Igreja, que, por decisão de Junta de Freguesia, passou a denominar-se “Rua Padre Morgado” (ver foto).

Na sessão de homenagem, várias intervenções, entre as quais a do atual pároco, padre David Barreirinhas, e a do presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, evocaram e elogiaram a obra do padre Morgado em Rio de Couros em várias vertentes: pastoral e espiritual, social, educativa e nas construções para o serviço da paróquia, nomeadamente da nova igreja e da casa paroquial. Foram também obras suas a fundação de uma creche para as crianças e o jornal “Mensageiro de Rio de Couros e Formigais”, para chegar especialmente aos muitos emigrantes da freguesia, que visitou algumas vezes.

Saudando o homenageado e todos os presentes, em nome do Bispo diocesano, o vigário geral da Diocese, padre Jorge Guarda, felicitou a paróquia por esta iniciativa de gratidão, dizendo que a mesma “faz bem e dá alegria ao homenageado, mas também honra quem a promove e pode constituir um sinal e mesmo porventura um apelo aos mais jovens para que desejem seguir este exemplo de entrega a Cristo como sacerdote para ajudar as pessoas”.

Agradecendo, o padre Morgado referiu que as paróquias de Rio de Couros e de Formigais foram o seu “primeiro amor” como pároco, evocou as raízes da sua família e alguns dos trabalhos que fez. Reconheceu que sempre teve e continua a ter “grande amor” por estas paróquias e que nelas sempre se sentiu “muito amado”. Manifestou contentamento por a Rua da Igreja passar a ter o seu nome, pois se identifica com ela e reconhece que nela está muito do seu suor. Depois de descerrada a lápide com o novo nome da rua, houve ainda uma confraternização no adro da igreja para todas as pessoas.

Benevenuto Santiago Morgado é natural do Juncal (Porto de Mós), onde nasceu em 1932. Foi ordenado padre em 1956. Foi pároco de Rio de Couros e de Formigais de 1961 a 1971. Depois, foi capelão militar, pároco em São Simão de Litém, Monte Real, Carvide e Atouguia. Desde há alguns anos é colaborador no Santuário de Fátima, especialmente nos serviços de doentes e das confissões.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress