Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima realizaram Capítulo Geral

Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima realizaram Capítulo Geral

O XIV Capítulo Geral da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima decorreu no passado dia 8 de agosto deste ano jubilar do Centenário das Aparições aos Pastorinhos, na Casa Cónego Formigão, em Fátima.

É significativa esta efeméride para a Congregação, já que foi fundada, há 91 anos, pelo padre Manuel Nunes Formigão, precisamente em resposta ao pedido expresso pela pastorinha Jacinta Marto, para a vivência da espiritualidade de missão e carisma de reparação. Nessa linha, subordinado ao tema “Maria, Modelo da Missão Reparadora”, o Capítulo foi precedido de um retiro, orientado pelo padre jesuíta Dário Pedroso, centrado no estudo e reflexão da essência desse carisma de reparação.

Esteve presente nas sessões capitulares, por delegação do Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, o assistente eclesiástico da Congregação, padre Saturino Gomes, auditor do Tribunal da Rota Romana. Para além da análise e estudo de vários assuntos do âmbito da Congregação, as irmãs capitulares reelegeram a irmã Ana Paula Rodrigues Teixeira como superiora geral para o próximo sexénio. Natural de Tomar, onde nasceu em 1972, fez a primeira profissão de votos religiosos em 1992 e a profissão perpétua em 2001. Exerceu funções de superiora no Lar Rosa Santos, valência que se dedica à integração, acolhimento e educação de crianças e jovens carenciadas e desempenhou já a missão de superiora geral no último mandato de 2011/2017.

O Capítulo elegeu ainda a irmã Arminda da Conceição Martins como ecónoma e o Conselho Geral da Congregação, que fica constituído pelas irmãs Maria Júlia da Conceição Moreira, Lídia de Fátima Afonso Branco, Amália Saraiva Monteiro e Maria Armandina Pimenta Neto.

Ir. Maria Luísa Dias Ferreira (C.)

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...