Reguengo do Fetal: Nossa Senhora iluminada a caracóis

Reguengo do Fetal: Nossa Senhora iluminada a caracóis

Decorre entre 29 de setembro e 7 de outubro a ancestral festa de Nossa Senhora do Fetal, o mais antigo santuário da Diocese de Leiria (1585).

Esta festividade tem assumido especial popularidade nos últimos anos, restaurando o sucesso que tornava a freguesia do Reguengo do Fetal um local de concorrida peregrinação em tempos remotos. Um dos principais motivos de interesse são as procissões com a imagem de Nossa Senhora, entre o seu santuário e a igreja matriz, cujo percurso é iluminado por candeias de azeite feitas em cascas de caracóis. Os desenhos feitos com estas luminárias são apreciados pelas centenas de visitantes e resultam do trabalho que envolve toda a população durante vários meses.

A festa repete-se anualmente, entre o último fim-de-semana de Setembro e o primeiro de Outubro. Assim, estará de regresso no próximo dia 29 de setembro, a partir das 20h30, com cortejo para o Santuário, Missa e a primeira procissão para a igreja matriz.

No sábado 6 de outubro, após a Missa das 21h00, realiza-se a segunda grande procissão com luminárias de cascas de caracóis, com o regresso da imagem da matriz para o seu santuário.

No domingo 7 de outubro, a Missa da festa, no Santuário, será às 11h00.

Nas duas noites de sábado e na tarde de domingo haverá animação de arraial.

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Crianças encontram Tesouro Escondido em Fátima

Os participantes são crianças do 3º ano da catequese que se preparam para a Primeira Comunhão. Vieram das paróquias de Aljubarrota, Arrabal, Barreira, Marinha Grande, Reguengo do Fetal, Santa Catarina da Serra (Chainça) e São Bento.