Editorial Rede 1

http://lefa.pt/?p=7725

— Há rede? —  A partir de hoje, a pergunta, em tempos associada à utilização dos telemóveis e hoje em dia mais ligada à internet, ganha um novo sentido.

E não é por acaso que, na fase de auscultação de várias sensibilidades para a escolha do nome da revista digital da Diocese de Leiria-Fátima, foi notória a simpatia pelo nome. Afinal, tem tudo a ver: com o propósito para que foi criada e com os canais que privilegiará. Se os primeiros passos dados pelo cristianismo foram assentes naqueles simples pescadores que abandonaram as redes para acompanhar o Mestre noutras pescarias, os caminhos da Igreja de hoje são — devem ser — trilhados noutras redes, mais modernas, mais rápidas, mais globalizantes.

Esta REDE que hoje se percorre com o deslizar dos dedos no touchscreen de qualquer interface mediático, não pretende ser um marco na comunicação da Diocese a que pertencemos. Enquanto formato, esta REDE não é novidade nenhuma. Enquanto opção, insere-se numa lógica de necessidade dos tempos em que a comunicação se estende actualmente. Portanto, mais do que questionar a sua existência, seria preocupante a sua ausência num mundo que exige, cada vez mais, à Igreja que acompanhe os passos da tecnologia digital. E a verdade é que ela tem-no feito, umas vezes melhor, outras vezes pior. Mas ninguém, em boa verdade, a pode acusar de ignorar as redes em que hoje se movimenta a sociedade.

Esta REDE não pretende substituir nenhum outro produto de informação. É certo que surgiu numa conjuntura de decisões dramáticas, nomeadamente no que aos produtos impressos diz respeito. Nunca poderemos dizer que vem substituir o jornal, pois há coisas que, embora tendo o seu tempo, não se podem substituir. E também não vem concentrar informação, como muitos vezes se depreende, erradamente, de Henry Jenkins e do seu conceito de convergência mediática. A REDE é mais uma possibilidade que a Diocese de Leiria-Fátima tem de comunicar com parte do seu público. Não com todos, mas com aqueles que acharem utilidade a este formato. E com aqueles que, mesmo não vendo inicialmente qualquer interesse, aprenderão a abraçar esta alternativa de comunicação.

Para aceder ao primeiro número, carregue neste link: http://bit.ly/rede3jan19

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress