Quinta do Alçada recebe imagens dos santos Francisco e Jacinta Marto

Quinta do Alçada recebe imagens dos santos Francisco e Jacinta Marto

Obra do escultor Bruno Marques, o conjunto de imagens de Nossa Senhora e dos santos Francisco e Jacinta Marto receberam neste domingo, 5 de maio, a bênção invocada pelo Cardeal D. António Marto, durante a celebração da missa na igreja da Quinta do Alçada, paróquia de Marrazes. No final, o escultor explicou que desejou fazer uma obra única que conjugasse os elementos tradicionais destes Pastorinhos e da Virgem de Fátima, com a luz e brancura presentes da experiência das Aparições e elementos modernos. Sendo obra para o culto, desejou que ela pudesse exprimir e favorecer a fé de quem a contempla e reza perante ela.

Após a missa, no auditório da igreja, a irmã Ângela Coelho, postuladora da causa de canonização destas crianças, fez uma conferência sobre a sua vida e santidade. Começou por dizer que estas crianças não nasceram santas. Foi Deus quem as fez santas pela admirável correspondência delas à sua vocação batismal. Do Francisco destacou especialmente a sua humildade, escondimento, ser contemplativo de Deus e seu consolador, adquirindo uma excepcional perceção do mistério de Deus e do seu amor. Acerca da Jacinta referiu o processo que passou para se descentrar de si mesma e se entregar totalmente a Deus, oferecendo-lhe incansavelmente orações e sacrifícios pela conversão dos pecadores.

A concluir, D. António congratulou-se com esta comunidade cristã por passar a ter estas belas imagens dos seus santos padroeiros há muito esperadas. Felicitou o escultor pela beleza da sua obra, que ajuda a contemplar a beleza das Aparições de Fátima que se espelha nas figuras representadas na imagem. A contemplação destas belas figuras pode tocar a vida e o coração dos fiéis para apreenderem a beleza e a riqueza do mistério do amor e da misericórdia de Deus. Agradeceu também aos benfeitores, aos párocos e a quantos contribuiriam para a construção desta igreja.

O grupo coral BAGO da comunidade teve uma cuidada e bela atuação tanto na celebração a missa como na sessão que se seguiu.
A nova igreja da Quinta do Alçada teve a bênção da 1ª pedra em 2005 e foi inaugurada em 2015. A imagem agora benzida fora encomendada em 2014, tendo só agora sido concluída e introduzida no templo.

Jorge Guarda, P.
Jorge Guarda, P.
Vigário Geral da diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...