Quatro paróquias confirmam 46 jovens

Quatro paróquias confirmam 46 jovens

 No dia 23 de junho, na igreja paroquial da Ribeira do Fárrio, o bispo de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto, administrou o sacramento da Confirmação a 46 jovens, sendo 26 da paróquia da Freixianda, 10 da paróquia de Rio de Couros, 9 da paróquia da Ribeira do Fárrio e 1 da paróquia de Formigais. Com o bispo diocesano concelebraram os párocos das respetivas paróquias.

Com a igreja repleta, os crismandos e respetivos padrinhos ocuparam lugar de destaque. O grupo coral local assegurou os cânticos e os acólitos o serviço do altar. Os crismandos proferiram as leituras. Também foram eles que conduziram os dons e alguns símbolos ao altar. 

Na homilia, D. António lançou aos crismandos e toda a assembleia, a pergunta de Jesus no Evangelho: “E vós quem dizeis que eu sou?” A todos incentivou a serem cristãos, discípulos de Cristo, alegres e corajosos, na Igreja, no mundo, em todas as situações e ambientes. 

Através do gesto da imposição das mãos sobre todos crismandos, e da unção com o óleo de santo Crisma sobre cada um deles, o senhor bispo confirmou-os. Ficaram enriquecidos com os dons do Espírito Santo para a missão de serem testemunhas audazes de Cristo.

A celebração prosseguiu no seu ritmo normal até ao fim. Foi uma bela celebração, bem organizada, participada e vivida. Aos agora crismados D. António deu os parabéns, pediu para eles uma salva de palmas e entregou-lhes como recordação o diploma do Crisma. 

No final da celebração, o D. António Marto foi surpreendido por um gesto de uma jovem que, perante todos os presentes, lhe ofereceu um bonito retrato feito por ela e que hoje cumpriu a promessa que tinha feito de lho oferecer.

(com António Ferraz)

Joaquim Baptista, P.
Joaquim Baptista, P.
Pároco da Freixianda.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.