Propostas de formação para catequistas

http://lefa.pt/?p=97

O Serviço Diocesano de Catequese (SDC) de Leiria-Fátima vai promover, no sábado 17 de outubro, das 09h00 às 17h00, no Centro Pastoral Diocesano, um“Curso de Introdução à Missão do Catequista”.

Trata-se de uma proposta de formação destinada a todos os que estão a iniciar este serviço nas comunidades e aos que já são catequistas mas não fizeram o Curso de Iniciação ou queiram aproveitar a oportunidade de rever as questões essenciais para a preparação e realização da catequese.

Durante a manhã, serão abordados os temas gerais com todos os catequistas: O que é a catequese: identidade, missão e tarefas; O itinerário catequético nacional e as novas propostas catequéticas; O ato catequético: dinâmica da opção antropológica. Durante a tarde, os catequistas serão divididos em grupos por etapas da catequese e serão abordadas as questões mais práticas de cada etapa: Os catecismos (destinatários, objetivos, conteúdos essenciais, principais momentos celebrativos); Como preparar uma catequese: o uso dos materiais catequéticos (guias, catecismos, materiais de apoio); Trabalho prático de preparação de uma catequese em pequenos grupos. Para estes trabalhos, todos deverão trazer o guia e o catecismo com que irão trabalhar ao longo do ano.
A participação é gratuita, mas os interessados deverão inscrever-se, até ao dia 12 de outubro, no CDC ou no seu sítio na internet. Quem o desejar poderá marcar almoço, com o custo de 7,5 euros.

 

Curso de Iniciação Intensivo

O SDC aconselha todos os que desejem prestar o ministério da catequese nas suas comunidades a fazerem o Curso de Iniciação, pois é uma forma de receberem as bases de formação doutrinal e pedagógica que muito os ajudará nessa tarefa.

Além da proposta mais espaçada no tempo, no âmbito da Escola Diocesana Razões da Esperança (quinzenalmente, às terças-feiras, das 21h00 às 23h00), há ocasiões diversas para uma formação intensiva, no Centro Catequético das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, em Fátima. É o que vai acontecer nos três fins-de-semana de 7-8 de novembro, 5-6 de dezembro e 9-10 de janeiro. Para além da formação catequética, psicopedagógica e doutrinal, o programa inclui momentos práticos de preparação e realização de uma catequese, além de toda a vivência espiritual.

As inscrições decorrem até ao dia 26 de outubro e poderão incluir a marcação de estadia no mesmo edifício. Mais informações poderão ser consultadas no referido sítio.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress