Proposta para este Advento: um retiro sem sair do ritmo de vida diário

Proposta para este Advento: um retiro sem sair do ritmo de vida diário

Quantas vezes desejamos parar, viver um tempo de qualidade, meditar o que vivemos e o que nos sentimos chamados a viver? Quantas vezes não sentimos o apelo a fazer essa paragem revitalizante no frenesim da vida?

Quantas vezes nos comprometemos com um ritmo de oração, lamentando desde logo as dificuldades que sabemos, à partida, que o tempo (ou a falta dele) nos vai impor?

Nem sempre encontramos tempo para um retiro. E é precisamente a pensar nesta dificuldade que aqui se propõe o que chamamos Retiro na Vida, num ritmo de recoleção espiritual sem deixar o dia-a-dia.

A proposta é a de, durante sete dias, não deixando o ritmo normal da vida – no emprego ou de férias, durante a semana ou ao fim-de-semana, em espírito de convívio, de alegria, de lamento, de dor, … – marcar cada um dos dias com breves mas fortes momentos de oração: logo pela manhã, com a escuta de uma passagem das Escrituras e um questionamento; ao longo do dia, com momentos de discernimento e deixando ecoar uma frase, como refrão que nos acompanha ao longo do dia; e no final do dia, com um breve momento de verificação do dia e de oração. No final, deixa-se ainda um texto para quem queira e possa aprofundar um pouco mais o tema.

A temática geral do retiro é uma passagem do capítulo 8 da carta aos romanos – na esperança somos salvos – e cada um dos dias é dedicado a um desafio temático: 1) a imagem; 2) os limites; 3) a revolta; 4) o perdão; 5) o discernimento; 6) o desejo; 7) o compromisso.

A sete dias do Natal, esta pode ser uma forma de preparar o coração para esta festa maior do Dom de Deus. Ao longo destes dias, os três momentos de meditação de cada dia serão publicados na página oficial do Centro de Cultura e Formação Cristã no facebook. No entanto, o Retiro na Vida pode ser feito em qualquer altura, em sete dias seguidos ou em dias alternados, conforme a disponibilidade de tempo e a disponibilidade de coração de cada um. O ficheiro com todo o plano de retiro está disponível aqui.

GIC - Gab. Informação e Comunicação
GIC - Gab. Informação e Comunicação
Este serviço diocesano é responsável por promover a comunicação entre as diversas instâncias da Igreja diocesana, nomeadamente através da produção e divulgação das suas notícias. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Profissão de Fé no Coimbrão

Ocorreu no passado domingo dia 16, Solenidade da Santíssima Trindade, na igreja paroquial de Coimbrão, a Profissão de Fé de 15 adolescentes.

Uma viagem (in)esperada

Escrevo-vos já terminando uma semana de estadia em Nairobi, Quénia. Uma viagem turística que não era por mim desejada. Por motivos de

29 de Junho — 9h30 > 18h00
Aula Magna do Seminário Diocesano de Leiria