Pousos. Festeiros foram protagonistas das Festas do Senhor dos Aflitos

http://lefa.pt/?p=18284

A comunidade dos Pousos reviu-se na sua festa anual, não só pela herança histórica de quase dois séculos, mas muito especialmente pela trabalho das festeiras e dos festeiros que abraçaram a causa deste ano.

Se regressarmos ao ano passado, logo na tarde de final da festa o número de homens e mulheres de 1969 que pegaram o Guião surpreendeu pelo número e pela alegria na tarefa. E desde então não houve semana sem reunião de uma equipa que rapidamente ascendeu a mais de vinte pessoas, e com uma assiduidade estupenda.

As iniciativas multiplicaram-se e os entrosamentos entre todos cresceram, moldaram-se e afirmaram-se. A comunidade foi estando e foi correspondendo, também.

Mas os dias que vivemos em final de maio e início de junho surpreenderam-nos em todas as melhores previsões: presença de povo em todas as iniciativas em número elevadíssimo, diversidade de atividades e atenções a novos e idosos, esmero na alimentação e sala de refeições completamente cheia em vários dias, celebrações dignas e participadas, iniciativas inéditas com crianças, decorações de adro e de árvores com criatividade e originalidade, quantidades recordistas de andores e de ofertas, acolhimento caloroso no convite e visita feitos em 3.300 lares da freguesia, 12 andores do Senhor dos Aflitos e demais imagens das nossas igrejas, duas Bandas na procissão e coral na Eucaristia…

Foi louvável o seu cuidado de programar todas as atividades em harmonia com todas as outras identidades da paróquia: movimentos, administração da igreja paroquial, atividades catequéticas e pastorais… e o Conselho para os Assuntos Económicos teve já ocasião de refletir sobre essa ousada qualidade evidenciada.

Há um sem-número de iniciativas, episódios, gestos e palavras que o texto não consegue expressar, mas que o coração evoca e invoca com gratidão.

Na tarde do dia 2 de junho, outras mulheres e outros homens pegaram no mesmo guião e foram calorosamente aplaudidos pelas dezenas de pessoas presentes; e alguns mais, que não estiveram no local, se fizeram anunciar. Já reuniram algumas vezes e estão na fase de constituição da equipa de festeiras e festeiros, que terá em comum o ano do seu nascimento: 1970. Aqui os saudamos e garantimos o mesmo entusiasmo e o mesmo carinho que, ano após ano, como comunidade, dedicamos a todas e todos os que preparam a nossa grande festa.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress