Porto de Mós quer vitrais para a fachada da igreja de São Pedro e procura mecenas

Porto de Mós quer vitrais para a fachada da igreja de São Pedro e procura mecenas

Venho apresentar um projeto enriquecedor, tanto a nível estético como a nível cultural e religioso, que tem por objetivo aplicar vitrais nas janelas da igreja de São Pedro, em Porto de Mós. Este projeto, apesar de só agora ver a luz do dia, tem sido um sonho que tem sido acalentado há alguns anos, imaginando a beleza exterior e interior, de um modo especial em dias de luz que refletirá nas paredes interiores, altas e brancas da igreja. É um projeto é de cariz cultural e estético mas, ao mesmo tempo, de espiritualidade e de catequese cristã.

Agora chegou o momento de fazer o sonho passar à vida. Depois de algumas diligências feitas, está definido que estes vitrais vão ser produzidos por uma vitralista com trabalhos reconhecidos em todo o país, tanto na recuperação como na feitura de novos. Trata-se da Clarisse Silva, com atelier em Casais de Baixo desta freguesia de Porto de Mós. O trabalho da vitralista brilha nos mosteiros da Batalha, dos Jerónimos e em tantos outros edifícios públicos e privados.

Este projeto será feito por fases. A primeira fase é a fachada onde se prevê a colocação de sete vitrais com dimensões que variam entre 1,80 metros por 1,00 metro, com cenas e momentos marcantes na vida de São Pedro, já que esta igreja lhe é dedicada. O esboço dos vitrais já foi desenhado pela vitralista. O orçamento também já está definido, com algumas diferenças de preço consoante o tamanho de cada vital. O valor de cada um ronda os 3.500 euros e incluem a sua colocação. Atualmente procuramos financiadores para estes vitrais que verão o seu nome ou o logótipo colocados no vitral para perpetuar essa dádiva. Logo que tivermos financiadores iremos iniciar os trabalhos dos vitrais da fachada.

Além da fachada, há ainda mais nove vitrais para preencher toda a igreja. Estes vitrais tem dimensões ainda maiores e por isso ainda serão mais caros. Apesar destes nove vitrais serem para uma segunda fase, a vitralista já está fazer os seus desenhos para que todo o conjunto possa ficar harmonioso e serem desenhados com os mesmos critérios estéticos e técnicos e pela mesma pessoa. Estes vitrais terão motivos diferentes dos da fachada. Nas alas laterais as duas janelas farão desenho de conjunto e um será com o tema de Nossa Senhora da Conceição e o outro sobre Jesus Cristo. Outro versará sobre o Santíssimo Sacramento e os restantes serão cenas emblemáticas da vida cristã ainda não definidas. Todos os vitrais terão uma citação bíblica associada para se seja uma inspiração e uma linha condutora na interpretação de cada vitral.

José Alves, P.
José Alves, P.
Pároco de Porto de Mós.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...