Porto de Mós: Comemorações da Semana Santa

http://lefa.pt/?p=6560

De 25 a 30 de março, a paróquia de Porto de Mós está a promover um programa alargado de atividades de índole religiosa e cultural, no âmbito da Semana Santa.

O programa foi apresentado no passado dia 16 de março, no Castelo de Porto de Mós, onde foi inaugurada uma exposição de fotografia intitulada “LXV”, de Rui Campos, que estará patente no Castelo de Porto de Mós até ao dia 17 de abril.

Assim, no dia 25 de março, Domingo de Ramos, será celebrada “a entrada de Jesus em Jerusalém”, com início no largo da Feira de São Pedro. Em procissão, a “entrada” na cidade de Jerusalém será representada na Ponte Nova, que estará decorada com um tapete de flores. Este trabalho resulta da parceria com o Grupo de Quarentões de Mira de Aire, o Rancho Folclórico de Mira de Aire, a Comissão de Festas de São Miguel do Juncal, a equipa de jardinagem do Município de Porto de Mós, o Grupo de Catequese de Porto de Mós, o Agrupamento de Escuteiros 370 Porto de Mós e o Grupo de Moradores de Alcaria. Chegada ao Largo do Rossio, a procissão, que este ano regista um novo itinerário, passará pela Alameda Dom Afonso Henriques, Avenida Sá Carneiro, Praça Arménio Marques e Avenida de Santo António, voltando ao Largo do Rossio, onde terminará com a Eucaristia.

No dia 26 de março, a igreja de São Pedro acolherá o concerto de música sacra “Evocação da Paixão de Cristo”, com António Alves e o Tenor Amadeu de Oliveira, pelas 21h30.

No dia 27 de março, será recuperada a antiga tradição dos cantares da quaresma, com o Rancho Folclórico “Luz dos Candeeiros”, às 21h30,na igreja de São Pedro.

“Um silêncio de 40 dias – Quadraginta Dies Silentio” é uma apresentação teatral e musical com produção de “A corda”, também na igreja de São Pedro, no dia 28, pelas 21h30.

Na Quinta-Feira Santa, dia 29 de março, será celebrada a Eucaristia “Ceia do Senhor e Lava Pés”, na igreja de São Pedro, pelas 20h30.

Um momento alto deste programa será a Via Sacra ao Vivo, pelas 16h00, na Sexta-Feira Santa, com início na igreja de São Pedro e final no Castelo de Porto de Mós, com os rituais da crucificação e adoração da Cruz. Será “um espetáculo religioso que levará os presentes a viver o tempo pascal de forma profunda”, refere nota da autarquia local. O Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria é o responsável por esta recriação bíblica, contando com a participação de alguns elementos dos grupos de teatro locais, como o Trupêgo – Grupo de Teatro e Teatr’Ambu – ASSV São Jorge. Participam, nesta recriação a Associação das Serras de Aire e Candeeiros e o Grupo de Catequese de Porto de Mós.

As Comemorações da Semana Santa de Porto de Mós contam, ainda, ao longo das suas atividades, com a colaboração dos Grupos Corais do Concelho de Porto de Mós e com a Banda Recreativa Portomosense.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress