Pioneiros dos Parceiros fizeram experiência de Taizé

http://lefa.pt/?p=7133

Foi na última semana de agosto que os pioneiros do agrupamento 1317 Parceiros viveram o sonho para que se tinham preparado todo o ano: passar uma semana em Taizé, comunidade religiosa francesa por onde passam milhares de jovens anualmente para uma experiência intensa de oração, serviço e reflexão.

Todos os dias, os jovens juntam-se aos irmãos de Taizé para três momentos de oração diárias. Durante estas, são cantadas músicas, feitas leituras da Bíblia em várias línguas, e é dado espaço ao silêncio, que foi uma das experiências mais marcantes para estes pioneiros. Com semanas em que chegam a albergar 5.000 jovens, é o serviço de cada um que torna possível a experiência de Taizé. Aos pioneiros dos Parceiros calhou a tarefa de limpar a igreja e as casas de banho – trabalho sempre muito animado –, mas também se voluntariaram para servir comida e lavar a loiça. As reflexões bíblicas, animadas por um dos irmãos de Taizé levaram os jovens a refletir como é que a Palavra de Deus se pode aplicar na sua própria vida.

No entanto, todas estas atividades servem apenas de enquadramento para que aquilo que é a essência de Taizé, a vida em comunidade. Aqui, é normal começar uma conversa com um estranho e partilhar com ele problemas que só aos melhores amigos contaríamos. As ligações que se criam são de uma profundidade e de uma pureza incomparáveis. Aqui são criadas amizades para a vida e os jovens despediram-se da comunidade com a promessa de voltar, uma promessa não só a si mesmos, mas também aos amigos um pouco de toda a Europa que fizeram nesta semana.

(C.)

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress