Peregrinação vicarial das Colmeias à Sé: D. António elogiou amor dos fiéis à Igreja diocesana

Peregrinação vicarial das Colmeias à Sé: D. António elogiou amor dos fiéis à Igreja diocesana

Cerca de três centenas de pessoas da vigararia das Colmeias, acompanhadas dos párocos, participaram na peregrinação à Sé de Leiria, no domingo 25 de fevereiro.

A acolhê-las no exterior do templo, estavam o bispo diocesano, D. António Marto, e o pároco de Leiria, padre Gonçalo Diniz, com membros da equipa paroquial.

Já dentro da igreja catedral, o padre Gonçalo fez a apresentação histórica e teológica do templo, focando que o seu nome “sé” ou “catedral” deriva do facto de nela estar a cadeira que é símbolo do serviço de autoridade religiosa que o Bispo desempenha na Igreja diocesana.

Seguiu-se a celebração da liturgia de Vésperas, a oração da tarde da Igreja. Comentado a leitura bíblica, D. António Marto focou alguns elementos de ordem teológica que caracterizam a Igreja diocesana: a escuta da Palavra de Deus, a ação do Espírito Santo, o ministério apostólico representado pelo Bispo, a comunhão fraterna e a dimensão missionária da partilha da fé cristã com outros.

No final, felicitou e agradeceu às pessoas presentes pelo seu amor à Igreja diocesana, bem como aos seus párocos, aos acólitos e ao coro, pelo empenho na realização desta peregrinação.

A vigararia das Colmeias, além desta, é atualmente composta pelas paróquias de Albergaria dos Doze, Espite, Matas, Meirinhas, Memória, São Simão de Litém e Vermoil. Tem ao seu serviço quatro sacerdotes, sendo vigário o padre Orlandino Barbeiro Bom.

GIC - Gab. Informação e Comunicação
GIC - Gab. Informação e Comunicação
Este serviço diocesano é responsável por promover a comunicação entre as diversas instâncias da Igreja diocesana, nomeadamente através da produção e divulgação das suas notícias. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.