Peregrinação Diocesana a Fátima a 22 de março

http://lefa.pt/?p=2249

A diocese de Leiria-Fátima vai realizar a sua 84.ª Peregrinação Diocesana a Fátima no fim de semana de 21 e 22 de março de 2015, com o tema “Com Maria fortalecer as famílias e apoiar a sua missão”. – Disponibilizamos aqui o cartaz e o guião das celebrações!

O programa começará às 09h15, com a “Caminhada sobre a família”, de quatro locais diferentes e com cinco paragens, em direção à Capelinha das Aparições. Aí se fará a saudação a Nossa Senhora e oração do Rosário, às 10h00. Uma hora depois, inicia-se a procissão de entrada para a Eucaristia, no altar do recinto.

Como habitual nos últimos anos, incentiva-se a organização do almoço de convívio por vigararias nos parques.

Da parte da tarde, a partir das 15h00, decorrerão em simultâneo quatro propostas para escolha dos peregrinos: visita guiada à exposição “Neste vale de lágrimas”, evocativa da aparição de Nossa Senhora em agosto de 1917, no convívio de Santo Agostinho, na parte inferior da Basílica da Santíssima Trindade; conferência sobre o tema “Família, escola de afetos para a vida”, pelo padre Rui Alberto (salesiano), no salão João Paulo II no Centro Pastoral Paulo VI; filme sobre Fátima, no salão do Bom Pastor, no Centro Paulo VI; encenação pelos alunos do Colégio de São Miguel, no anfiteatro do Centro Pastoral Paulo VI.

A celebração do adeus e consagração a Nossa Senhora será às 16h45, na Capelinha.

Como no ano passado, os fiéis de cada vigararia serão identificados por cachecóis da mesma cor e deverão concentrar-se nos seguintes locais: Leiria e Monte Real na rotunda do Anjo de Portugal; Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós na avenida D. José Alves Correia da Silva (lado norte), junto à rotunda em frente da rodoviária; Fátima e Ourém na avenida D. José Alves Correia da Silva (lado sul), junto à rotunda de Santo António; Colmeias e Milagres na rua São Vicente de Paulo, junto à rotunda em frente do Exército Azul (Domus Pacis). Cada um destes grupos entrará no Santuário, respetivamente, por debaixo da colunata norte, pelas ruas esquerda e direita laterais à basílica da Santíssima Trindade e por debaixo da colunata sul.

 

Jovens e escuteiros

O Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil está, este ano, a convidar os jovens para uma peregrinação a pé. A concentração será no dia anterior, 21 de março, às 17h00, no ginásio do Seminário Diocesano de Leiria. Após algumas atividades preparatórias e o jantar partilhado, inicia-se a caminhada, que terá momentos de oração, de confraternização e de trabalhos de grupo. A chegada ao Albergue do Peregrino está prevista para as 08h30 do domingo, onde será tomado o pequeno-almoço. A partir daí, os jovens integram-se no programa geral. A inscrição é obrigatória, até 15 de março, em www.sdpjleiria.com.

Também os escuteiros terão programa próprio, integrando a peregrinação no programa comemorativo do 90.º aniversário do CNE na Diocese. Assim, no sábado haverá um encontro de todos os escuteiros, pelas 18h30, no Centro Pastoral Paulo VI, onde será celebrada esta efeméride, com distribuição das insígnias comemorativas. No final da Missa de domingo o Bispo diocesano falará do assunto e fará a bênção das insígnias.

 

Um programa cheio, para todos

Para uma boa preparação e participação de todos, disponibilizamos aqui o cartaz e o guião das celebrações, em formato texto e em formato pdf.

Como lembra o Bispo diocesano, “a peregrinação diocesana é uma marcha solidária de um povo de peregrinos que caminham juntos ao encontro da Mãe do Bom Conselho para com ela renovarem a sua fé, fazerem a revisão de vida, saborearem a experiência viva daquela comunhão que constitui o coração da Igreja”.

São vários os momentos celebrativos e de convívio que enchem este dia. E o convite aos diocesanos é extensível a todos eles. Nessa linha, em declarações ao PRESENTE, o vigário geral sugere que se evite uma caminhada a pé, demasiado cansativa, que pode tornar inviável a participação em todo o programa, até à despedida, na Capelinha das Aparições, às 16h45. “Mais importante do que ir a pé, é viver este dia em comunhão com o Bispo, os padres e os outros fiéis da Diocese”, esclarece, sugerindo que as paróquias e grupos escolham outra data para fazer a sua peregrinação a pé ao Santuário.

No mesmo sentido, na introdução que escreve no guião, o vigário geral conclui que “a nossa peregrinação deverá ser o ponto alto da caminhada espiritual de toda a quaresma”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress