Peregrinação da vigararia de Fátima à Sé de Leiria com envio missionário

Peregrinação da vigararia de Fátima à Sé de Leiria com envio missionário

Mais de 600 fiéis, entre os quais muitas crianças com seus pais e catequistas, das paróquias de Atouguia, Fátima, Santa Catarina da Serra e São Mamede, que constituem a Vigararia de Fátima, participaram na peregrinação à Sé de Leiria, no domingo, dia 14 de janeiro, acompanhados pelos seus párocos e outros sacerdotes.

O Bispo diocesano, D. António Marto, acolheu os peregrinos à entrada da Sé, acompanhou-os para o interior do templo e presidiu à celebração da Eucaristia. Antes desta, o pároco da Sé, padre Gonçalo Diniz, apresentou o templo, a sua história e o seu significado para a Igreja diocesana, enquanto lugar simbólico do ministério apostólico do bispo que a ela preside.

Na homilia, partindo das leituras do dia, D. António Marto referiu os tempos complexos que vivemos para, em seguida, afirmar que “não podemos hoje continuar a ser cristãos por mera tradição”, precisamos de sê-lo por convicção, que nasce do encontro pessoal com o Senhor Jesus. “O Senhor está na nossa vida para a enriquecer da sua graça, do seu amor, da sua ternura”, disse. E acrescentou: “Somos chamados a ser testemunhas do amor e da ternura de Jesus no nosso dia a dia”.

 

2018-01-14 per vic fat miss

Envio missionário

No final da celebração, foi feito o envio missionário da jovem Ana Rita, da paróquia de Monte Real, que irá em breve para a missão do Gungo, na diocese angolana do Sumbe, geminada com a de Leiria-Fátima. Preparou-se através do grupo missionário Ondjoyetu e irá trabalhar em colaboração com ele sob a orientação do padre David Nogueira, desta diocese de Leiria-Fátima, que está na referida missão do Gungo.

A concluir, D. António Marto sublinhou o significado do envio, deu os parabéns à jovem missionária e à Vigararia de Fátima e exortou esta a ir também em missão para os lugares da vida quotidiana sendo aí testemunha da ternura e da misericórdia de Jesus Cristo.

GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Crianças encontram Tesouro Escondido em Fátima

Os participantes são crianças do 3º ano da catequese que se preparam para a Primeira Comunhão. Vieram das paróquias de Aljubarrota, Arrabal, Barreira, Marinha Grande, Reguengo do Fetal, Santa Catarina da Serra (Chainça) e São Bento.