Páscoa na Bajouca em tempo de pandemia

Páscoa na Bajouca em tempo de pandemia

Em tempo de confinamento as paróquias foram convidadas a estar unidas diante dos grandes desafios que esta pandemia nos coloca a todos e a serem, criativas.

Na paróquia da Bajouca, durante o tríduo pascal, as celebrações foram à porta fechada. O pároco, padre João Feliciano, gravou para cada dia uma mensagem em vídeo, publicada na página do Facebook, da paróquia e visualizadas por centenas de pessoas.

No exterior da igreja foram surgindo os sinais, conforme proposta do nosso bispo: domingo de ramos, a cruz enfeitada; sexta-feira, a cruz com um pano roxo; na vigília pascal, na torre da igreja, uma faixa com a palavra “Ressuscitou” e a cruz com uma grande faixa branca.

Aos paroquianos foram lançadas as propostas do nosso bispo e a adesão foi muito grande a ver pelas dezenas de imagens partilhadas nas redes sociais.

A bênção das famílias

A visita pascal, nos moldes em que a conhecíamos, não se pode realizar. No entanto, o padre João, numa reunião do Conselho Pastoral realizada por vídeo-conferência, propôs percorrer a paróquia de carro a dar a bênção às famílias.

Com a imprescindível colaboração da Junta de Freguesia, e com uma autorização especial do comando da GNR de Monte Redondo, o pároco percorreu na tarde de domingo de páscoa toda a paróquia, em carro aberto, e deu a sua bênção pascal às famílias que vieram para fora das casas, para os jardins e aí esperaram esta agradável surpresa numa tarde de um sol radioso, nesta páscoa histórica de 2020.

As pessoas foram informadas e motivadas através da página do Facebook da paróquia e também através de email e mensagens telefónicas. O sinal para saírem para fora era o som da música que se ouvia bem de uns lugares para os outros.

Um sucesso, tendo em conta as dezenas dos comentários que foram surgindo à medida que o padre João passava por cada lugar.

Depois de cinco horas e meia, a bênção pascal tinha sido dada nos 20 lugares da freguesia.

Propostas do nosso Bispo… uma grande adesão

As propostas feitas pelo nosso bispo para as famílias para cada dia da semana santa e páscoa, tiverem uma grande adesão e foram muitas as dezenas de imagens partilhadas na página da paróquia. Aqui ficam algumas.

Páscoa na Bajouca em tempo de pandemia

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Dia da Sagrada Família na Bajouca

A celebração da missa foi às 11h45, e nela estiveram vários casais que celebraram durante o ano de 2019, celebraram 25 e 50 anos de Matrimónio.

Correio da Amizade envia 4.000 cartas

Mais uma vez este ano, esta iniciativa continuou com muito entusiasmo em todas as paróquias que aderiram e foram partilhadas mais de 4 000 cartas com postais de Natal e mensagens de de Paz e de Esperança no tempo tão bonito como este.