Paróquias preparam-se para novo ano pastoral com apelo à participação dos fiéis

http://lefa.pt/?p=5351

Um novo ano pastoral vai iniciar-se no início deste mês de outubro. Decorridas as férias, é tempo de recomeçar atividades, reiniciar a catequese, reconstituir grupos, retomar encontros, reprogramar reuniões de formação, momentos de oração e celebrações, retiros e muitas mais iniciativas com que cada paróquia preenche a sua agenda pastoral.

O “pontapé de saída oficial” é dado pelo Bispo diocesano, na Assembleia Diocesana de 8 de outubro, onde apresenta o tema que deverá influenciar o programa comum, este ano dedicado à comemoração do centenário da restauração da Diocese. Para o orientar, D. António Marto escreveu a carta pastoral “A alegria de ser Igreja em Missão”, que está disponível no portal da Diocese será, entretanto, distribuída em livro.

Mas cada comunidade organiza o seu próprio calendário, tendo algumas já iniciado as catequeses, por exemplo. Esta é a altura propícia para cada cristão, desde as crianças, adolescentes e jovens até aos casais e outros adultos, procurarem ver que tipo de participação querem e podem oferecer à vida cristã comunitária. Além das inscrições nos grupos de catequese, de jovens, de escuteiros ou dos vários serviços, movimentos e associações, os convites multiplicam-se para receber voluntários para catequistas, para os grupos corais, para animação social, etc., procurando garantir que a resposta às diversas necessidades seja assegurada.

Esta é também a ocasião certa para procurar saber que tipo de encontros e celebrações estão programadas, tanto a nível da catequese como de outros momentos importantes das paróquias, em ordem a organizar a agenda pessoal e familiar, sobretudo no que toca aos fins-de-semana que a elas deverão ser reservados. Isto, não só a nível paroquial, como diocesano, tendo este ano especial importância Assembleia de 8 de outubro, a celebração da data da restauração, de 17 a 21 de janeiro, a peregrinação a Fátima, nos dias 17 e 18 de março, o congresso histórico, nos dias 18 e 19 de maio, e a festa do Corpo de Deus em Leiria, a 31 desse mês, terminando com a grande Festa da Fé, de 15 a 17 de junho. Isto além da peregrinação que cada vigararia fará à Sé de Leiria, em datas já agendadas, entre os meses de dezembro de 2017 e março de 2018.

Também a formação na fé e a vivência da espiritualidade deverão estar entre as prioridades dos cristãos, procurando as iniciativas realizadas ao longo do ano nas paróquias, vigararias, movimentos e outras comunidades. Aqui serão, também, muitos úteis as propostas dos serviços diocesanos como o Centro de Cultura e Formação Cristã, com um programa regular de cursos e ações pontuais de formação. Destacamos a Escola Diocesana “Razões da Esperança”, a iniciar a 10 de outubro e a funcionar quinzenalmente, às terças-feiras, das 21h00 às 23h00. Aqui é ministrada uma hora de formação teológico-pastoral e uma outra hora em que cada um escolherá entre várias opções específicas, desde a catequese à liturgia, espiritualidade, canto coral, juventude, etc.

Não faltam opções a quem quiser aproveitar mais um ano para crescer na fé, aprofundar a vida espiritual e melhorar a sua participação na dinâmica eclesial. Basta escolher… e inscrever-se (às vezes, só mesmo aparecer!).

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress