Paróquias da Gondemaria e do Cercal em destaque no Presente

Paróquias da Gondemaria e do Cercal em destaque no Presente

“Gente admirável” animada pela ação pastoral” é o título do caderno de 3 páginas sobre as paróquias da Gondemaria e do Cercal, na edição desta semana (12.06.2014) do semanário diocesano Presente Leiria-Fátima.

Gondemaria é paróquia eclesiástica desde 25 de dezembro de 1940. Cerca de 1500 habitantes dividem-se pelos 10 lugares que compõe a paróquia: Gondemaria de Cima, Gondemaria de Baixo, Areias, Cidral, Outeiro da Calçada, Calçada, Fartaria, Casal da Bica, Cardeais e Santarém dos Tojos. A igreja matriz foi erigida em devoção a N.ª Sr.ª da Graça.

Num mural que embeleza o coreto da igreja matriz da Gondemaria, duas quadras acompanham uma pintura que ilustra a dedicação das gentes daquela paróquia à agricultura. Ali, fala-se do “labor incansável de uma gente admirável”. O saber colher da terra o melhor que ela pode oferecer é expressão do alento que caracteriza a fé daquelas paróquias.

Com 950 habitantes, a paróquia do Cercal foi criada há 21 anos, a 3 de janeiro de 1993, e no dia 28 do mês seguinte, o primeiro pároco tomou posse.

O PRESENTE falou com alguns dos leigos que dedicam o seu tempo às comunidades da Gondemaria e do Cercal e, através dos seus testemunhos, dá a conhecer a ação pastoral desenvolvida nestas duas paróquias. O pároco de ambas é o padre Manuel Santos Lopes.

Conheça os principais dinamismos das duas comunidades, na edição em papel.

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...