Paróquia Nossa Senhora da Piedade “Em casa com a Mãe!”

http://lefa.pt/?p=2977

A paróquia de Nossa Senhora da Piedade, Ourém, iniciou no passado dia 30 de setembro um novo ciclo de celebrações marianas que irão marcar todo o ano pastoral de 2016-2017, sob o lema “Em casa com a Mãe!”.

No ano passado, esta paróquia organizou um ciclo de vigílias em cada um dos seus sete centros de culto, cujo programa incluía procissão, oração, formação e convívio. Neste segundo ano do biénio dedicado pela Diocese de Leiria-Fátima a Nossa Senhora, a ideia é manter essa dinâmica, embora com uma proposta diferente. “Depois de termos percorrido os principais momentos da vida da Mãe de Jesus, nas vigílias “A caminho com Maria”, em que nos foi possível meditar e celebrar a grandeza ímpar do seu ‘sim’ ao projeto de Deus Pai, somos agora convidados a acolhê-la em nossa casa e como nossa mãe, pois foi a ela que Jesus, do alto da Cruz e na pessoa de João, o discípulo amado, nos confiou”, refere o pároco, padre Manuel Armindo Janeiro.

As propostas são várias e vão da recitação diária do Rosário à celebração semanal da Eucaristia, da celebração quinzenal do sacramento da Reconciliação a peregrinações, vigílias, concertos, conferências, convívios, etc., a realizar entre os meses de outubro de 2016 e abril de 2017.

A comunidade de Pinheiro de Cabiçalva foi a primeira, na noite de 30 de setembro, a acolher em procissão de velas a imagem do Imaculado Coração de Maria, que ali permanecerá até final do mês de outubro. Seguir-se-ão os Vilões (novembro), o Vale Travesso (dezembro), as Louçãs (janeiro), o Alqueidão (fevereiro), a Lourinha (março) e a igreja paroquial da cidade de Ourém (abril).

2016-10-12 ourem1

Um vasto programa

Como explica o pároco na página de facebook da paróquia, “no início de cada mês, a imagem do Coração Imaculada de Maria – evocação não só da ternura da Mãe de Jesus, mas também do essencial da mensagem de Fátima que é Graça e Misericórdia –, será acolhida numa das comunidades da paróquia, com a celebração ‘A visita da Mãe do Céu’.”

Depois, a criatividade de cada comunidade ditará como será dinamizado esse mês, mas há algumas propostas comuns:

– Diariamente: na presença da imagem do Imaculado Coração de Maria, convidam-se as famílias, os coros da Sagrada Família, outros grupos e todos os interessados a viverem, com Maria, um tempo de oração, nomeadamente, a recitação do Rosário “para alcançar a paz nos corações, nas famílias, entre as nações e no mundo inteiro, como ela pediu, insistentemente, aos três Pastorinhos na Cova da Iria”.

– Semanalmente: às segundas-feiras, “porque Maria nos conduz sempre ao seu Filho”, celebra-se a Eucaristia por todos os habitantes daquela zona da paróquia e pela conversão dos pecadores.

– Quinzenalmente: “sabendo que a misericórdia de Deus Pai a todos quer abraçar”, celebra-se o sacramento da reconciliação.

– Mensalmente, propõe-se ainda:

a) Uma peregrinação aos lugares das Aparições, sob o lema “A caminho com Maria, rumo ao coração de Deus”, que terminará na Loca do Cabeço. Em Novembro, haverá também a peregrinação vicarial ao Santuário de Fátima, presidida pelo Bispo diocesano, com visita às basílicas e à Capelinha das Aparições.

b) Uma vigília, com procissão de velas, sob o lema “O meu Imaculada Coração conduzir-vos-á até Deus”, tema da Diocese para este ano pastoral.

c) Uma conferência/apresentação, por capítulos, da exortação apostólica do Papa Francisco sobre a família “A alegria do Amor”, terminando com a declamação de alguns poemas a Nossa Senhora.

d) Um concerto polifónico, com temática mariana, seguido de convívio.

Nesta caminhada pastoral será, também, inserido o dia da festa litúrgica dos beatos Jacinta e Francisco Marto, o mês de Maio, a peregrinação das crianças ao Santuário de Fátima e as festas religiosas dos vários centros de culto.

2016-10-12 ourem2

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress