Paróquia de Nossa Senhora da Piedade promove grupos de escuta da Palavra

Paróquia de Nossa Senhora da Piedade promove grupos de escuta da Palavra

A paróquia de Nossa Senhora da Piedade – Ourém vai dar início, na quinta-feira, dia 5 de dezembro, às 21h00, no Centro Pastoral Paroquial, a um novo projecto de descoberta e estudo da Bíblia, designado “Grupos de escuta da Palavra”, para o qual convida todos os interessados a participar.A paróquia de Nossa Senhora da Piedade – Ourém vai dar início, na quinta-feira, dia 5 de dezembro, às 21h00, no Centro Pastoral Paroquial, a um novo projecto de descoberta e estudo da Bíblia, designado “Grupos de escuta da Palavra”, para o qual convida todos os interessados a participar.A paróquia de Nossa Senhora da Piedade – Ourém vai dar início, na quinta-feira, dia 5 de dezembro, às 21h00, no Centro Pastoral Paroquial, a um novo projecto de descoberta e estudo da Bíblia, designado “Grupos de escuta da Palavra”, para o qual convida todos os interessados a participar.

Com o Advento, que começa já no próximo domingo, dia 1 de dezembro, inicia-se o novo Ano Litúrgico e a paróquia propõe a toda a Comunidade de Nossa Senhora da Piedade a constituição de “Grupos de escuta da Palavra”, à imagem de Maria que A acolhia e guardava em seu coração (Lc 2,51), com o objectivo de promover a leitura e a meditação pessoais, bem como a reflexão e a partilha em pequenos grupos, dos tesouros da Palavra de Deus para nossa alegria e revitalização das comunidades.

Sabendo do grande défice de um contacto mais assíduo com os Textos Sagrados, foi apresentada recentemente à comunidade paroquial, depois de ter sido trabalhada em Conselho Pastoral e para começar neste Advento, uma proposta de descoberta e contacto com os diversos livros do Antigo e do Novo Testamentos que segue o elenco dos textos indicados para cada Ano Litúrgico.

Esta proposta tem ritmo mensal e articula-se em três etapas principais:

1) um encontro mensal, aberto a todos os interessados, para apresentação dos livros a ler naquele mês, orientado pelo P. Johnny Freire, biblista;

2) um encontro mensal, em pequenos grupos, para meditar e dialogar sobre textos escolhidos dos livros apresentados, acompanhados de algumas notas explicativas;

3) em casa, leitura dos livros apresentados. As questões que surgirem, quer nos pequenos grupos quer na leitura individual, serão levadas para o encontro geral do mês seguinte. 

Para participar nestes grupos, de 7 a 10 pessoas, basta que se queira conhecer melhor a Bíblia e Aquele que através dela vem ao nosso encontro. Todos são bem-vindos e os que o desejarem podem constituir grupos com familiares e amigos. Estes grupos reunir-se-ão onde for mais favorável para os seus membros: nas casas, nos salões das igrejas ou em outros locais adequados.

Recordando as palavras de Jesus “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles” (Mt 18,20) e a advertência de São Jerónimo“A ignorância das Escrituras é a ignorância de Cristo”, muito desejamos que esta iniciativa permita a cada participante chegar a compreender com íntima consolação as palavras do Segundo Concílio do Vaticano que diz: “Nos Livros Sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de Seus filhos, a conversar com eles” (Dei Verbum, 21).

Armindo Janeiro, P.
Armindo Janeiro, P.
Diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Apresentação do livro “Ourém, nos Caminhos da Palavra”

As paróquias de Ourém — Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora das Misericórdias — vão apresentar, no próximo dia 26 de novembro, terça-feira, às 21h00, no Centro Pastoral de Nossa Senhora da Piedade, o livro “Ourém, nos Caminhos da Palavra”.

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.