Paróquia de Amor acolheu o Seminário

http://lefa.pt/?p=536

Nos passados dias 17 a 19 de janeiro, a equipa formadora do Seminário deu início a uma série de visitas às paróquias da vigararia dos Milagres. A primeira a recebê-los foi Amor, que teve oportunidade de perceber melhor o lema desta iniciativa: “É belo ser padre!”.

Com a companhia de dois seminaristas – o António e o Dani – os padres José Augusto e Manuel Henrique tiveram a oportunidade de falar a vários grupos da paróquia, nomeadamente aos adolescentes que frequentam a catequese do 7.º até ao 9.º ano. A vida paroquial foi ainda marcada pelas celebrações eucarísticas, presididas pelos dois padres, e que também coincidiram com a celebração da festa do compromisso do 9.º ano de catequese.

“Apenas quisemos dar continuidade àquilo que já vinha a ser feito pelos colegas que nos antecederam”, justifica o padre Manuel Henrique, explicando que o objetivo principal destas visitas passa pelo contacto direto com as pessoas das comunidades, sobretudo os jovens, os adolescentes e as famílias.

 

Ir ao encontro das pessoas

A equipa considera que esta primeira experiência foi muito positiva, ficando mesmo surpreendida com a recetividade que teve por parte dos mais novos, com quem interagiu de forma muito particular. “Alguns deles vieram falar connosco e mostraram interesse em participar nos encontros do Pré-seminário”, confidenciou-nos o padre Manuel Henrique, constatando que se esgotaram todas as fichas de inscrição que estavam preparadas para o efeito. É de opinião que este projeto pode colmatar uma falha da ação da própria Igreja: “queixamo-nos da falta de vocações sacerdotais, mas esquecemo-nos que isso também é resultado do receio que temos de convidar pessoalmente os jovens”.

Na edição em papel do jornal Presente desta semana (23.01.2014) confira mais alguns pormenores sobre este assunto e os comentários de alguns dos adolescentes que participaram nos encontros.

 

Próximas paróquias: Santa Eufémia, Arrabal e Regueira de Pontes

Segundo o reitor, padre José Augusto, o Seminário “não é uma «casa grande e vazia», em Leiria, onde funcionam muitas coisas porque já não há seminaristas; é muito mais do que isso: é a entidade que na nossa diocese zela pelas vocações sacerdotais, desperta nos jovens o desejo de ser sacerdote e os ajuda a optar por esse caminho de entrega total a Deus e à Igreja. É sua missão formar pastores para a Igreja de Cristo”.

As próximas paróquias a acolherem esta proposta serão Santa Eufémia, de 23 a 26 de janeiro, Arrabal, de 7 a 9 de fevereiro, e Regueira de Pontes, de 20 a 23 de fevereiro.

 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress