Paróquia das Pedreiras comemora 95 anos da sua criação

Paróquia das Pedreiras comemora 95 anos da sua criação

Foi no dia 5 de agosto de 1924 que o então Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, assinou a provisão que criava a Paróquia de S. Sebastião das Pedreiras, desmembrando-a das paróquias de S. Pedro e de S. João Baptista de Porto de Mós e de São Miguel do Juncal.

Foi então nomeado pároco das Pedreiras, o padre Francisco Carreira Poças, em acumulação com S. Pedro. Seguiram-se-lhe ao longo de todos estes anos, os padres Augusto de Sousa, António Ferreira, Júlio Domingos Vieira, Manuel dos Santos Lains, Júlio Gaspar (todos falecidos), Jorge Guarda, Virgílio do Rocio Francisco, Manuel Pedrosa Melquíades, Bernardo Pereira Morganiça (falecido) e Sérgio Fernandes. Actualmente preside aos destinos religiosos da paróquia o padre António Cardoso.

Durante todo este tempo prestaram serviços paroquiais nas Pedreiras, por impossibilidade dos párocos ou em seu auxílio os seguintes sacerdotes: Cónego Amílcar Fontes, Manuel Tomás de Sousa, Ramiro Portela, Davide Gonçalves, Anacleto Gonçalves – actual Bispo de Viana do Castelo e Pedro Ferreira. 

Pouco tempo após a criação da paróquia foi alterada a frontaria da igreja e, pouco mais tarde foi ampliado a capela-mor e construído um salão anexo ao templo, anos depois destruído. Foi também construído um novo coreto e colocado um cruzeiro comemorativo da Restauração da independência.
Foi construída uma nova igreja próximo da anterior; construiu-se uma nova residência paroquial e, também a capela de São Cristóvão na Cruz da Légua.

Entretanto a velha igreja sofreu obras de beneficiação e transformada em Capela Velório e, foi ainda construído o actual salão paroquial.

São 95 anos de intensa actividade pastoral devendo, por isso, começar-se a preparar o centenário da Paróquia das Pedreiras.

Armindo Vieira
Armindo Vieira
Paróquia das Pedreiras.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Dia dos Avós nas Pedreiras

A comunidade paroquial de Pedreiras celebrou no dia 26 de julho, o “Dia dos Avós”. No final da missa solene, celebrada pelo

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.