Paróquia da Calvaria: catequese, só à distância dos clics

Paróquia da Calvaria: catequese, só à distância dos clics

Perante o atual estado de pandemia, estando já certo que, até ao Verão, não voltará a haver aulas presenciais para as crianças e adolescentes que frequentam também os grupos de catequese, não voltarão a realizar-se encontros presenciais de catequese na paróquia da Calvaria. Esta realidade lança a todos novos desafios para a vivência, educação e transmissão da fé, e todos têm um papel importante: as Famílias, a Comunidade, os Catequistas, e os próprios Catequizandos.

A nível nacional, temos o apoio que é dado com os programas semanais que vão sendo transmitidos pelos meios de comunicação. A nível diocesano, estão a ser disponibilizados também alguns materiais para motivar para a vivência da fé nas famílias para ajudar precisamente naquele que é o papel imprescindível dos pais na educação cristã dos seus filhos.

Entretanto, em diálogo com o Secretariado Paroquial da Catequese, ficou também decidido que seriam canceladas todas as celebrações e festas da catequese previstas para este terceiro trimestre. Como tinham sido já canceladas a Festa do Perdão (3º ano), do Pai Nosso (2º ano), Festa da Vida (8º ano) e da Primeira Comunhão (3º ano), ficam também canceladas a Festa da Palavra (4º ano), a Festa da Avé Maria (1º ano), a Festa da Profissão de Fé (6º ano) e a Festa do Compromisso (9º ano) e do Envio (10º ano). Quanto à celebração do Crisma, fica por enquanto agendada para a data prevista, a 27 de setembro.

Apesar de não termos ainda a possibilidade de reagendar estas celebrações, tudo indica que poderemos levantar a possibilidade de as realizar, quanto possível, durante o primeiro trimestre do próximo ano pastoral, nomeadamente a Primeira Comunhão e Profissão de Fé.

Para isso, é importante não apenas que os catequizandos possam continuar a sua caminhada catequética em família durante este ano (através dos apoios atrás referidos), mas também procurar antecipar o início dos encontros no próximo ano pastoral. Assim, caso seja possível, o reinício da catequese será marcado para meados de setembro, dando algum tempo para que se possa consolidar a caminhada prevista para este terceiro trimestre de catequese.

Confiamo-nos a Maria, neste Mês de Maio, pedindo a sua proteção e conforto, entregando nas suas mãos as nossas famílias e o caminho de crescimento na fé das crianças e adolescentes.

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
José Henrique, P.
José Henrique, P.
Pároco da Calvaria. Diretor do Serviço Diocesano da Catequese.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...