Paróquia da Barosa celebrou 300 anos “de empenho, dedicação e fé”

http://lefa.pt/?p=490

A paróquia da Barosa e a União das Freguesias dos Marrazes e da Barosa terminaram o ano com o encerramento dos festejos dos 300 anos desta paróquia e freguesia. O evento decorreu no passado dia 28 de dezembro e envolveu a comunidade em diversos momentos culturais e festivos.

A jornada comemorativa contou com um momento cultural, na igreja paroquial, reunindo mais de duas centenas de habitantes em torno de um concerto da Filarmónica de São Tiago dos Marrazes e da atuação do grupo coral da paróquia. Foi ainda cantado um poema à Barosa, da autoria de uma paroquiana. Entre os convidados, o pároco, padre André Batista, destacou a presença dos antigos párocos e presidentes de junta da localidade, a quem foi oferecida uma medalha comemorativa deste momento histórico. O momento contou ainda com uma conferência, em que o historiador Saúl António Gomes contextualizou a história e a cultura da comunidade.

A assinalar o dia fica um marco, descerrado para a ocasião junto à igreja paroquial, com a inscrição: “Barosa – 300 anos de empenho, dedicação e fé. S. Mateus rogai por nós”. A jornada terminou com um momento de convívio, no salão paroquial, com bolo de aniversário, atuações das diversas associações e movimentos locais e boa disposição.

Estiveram presentes, em representação da diocese de Leiria-Fátima, o vigário-geral, padre Jorge Guarda. A antiga freguesia da Barosa tem cerca de 12 km2. Em 1714, foi desanexada da freguesia de S. Pedro, de Leiria, com uma confraria e uma ermida a S. Mateus, padroeiro da paróquia.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress