Padre leiriense eleito “Académico Honorário” na Academia Portuguesa da História

Padre leiriense eleito “Académico Honorário” na Academia Portuguesa da História

O padre Aires Gameiro, natural de São Simão de Litém, paróquia da Diocese de Leiria-Fátima, recebeu a categoria de Académico Honorário na Academia Portuguesa da História.

A eleição pelos confrades da referida academia foi realizada no dia 6 de julho de 2016, na Assembleia dos Académicos de Número, e comunicada como “feliz decisão” pela presidente da instituição, Manuela Mendonça. Na mesma comunicação, a que o jornal Presente teve acesso, a presidente manifesta a “convicção” de que o novo confrade “nos dará o prazer do seu elevado convívio intelectual”.

O padre Aires Gameiro, de 87 anos de idade, é membro da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, onde entrou aos 19 anos, estando neste momento a prestar serviço na Casa de Saúde de São João de Deus, no Funchal, ilha da Madeira.

É licenciado em Teologia (1960), pela Universidade Lateranense de Roma, e doutorado em Teologia (1996), com especialização em Pastoral da Saúde, pela Faculdade Teresianum, Instituto Internacional de Teologia de Pastoral da Saúde, Camillianum, em Roma. Exerceu as funções de docente em várias instituições de ensino superior, bem como na Escola Apostólica de São João de Deus.

Entre a sua vasta obra bibliográfica, encontram-se as seguintes referências: “Tempo e originalidade assistencial de S. João de Deus”, “Manual de Saúde Mental e Psicopatologia – Guia Prático de acompanhamento na Saúde Mental e na Doença Nervosa”, “Casa de Saúde do Telhal – 1.º Centenário 1893-1993 – Documentos históricos e clínicos (coord.)”, “Álcool, Alcoolismo e Saúde”, “Noções de Psicologia e relações humanas”, “Lusofonia e Identidade na Diáspora”, “40 dias em Timor-Leste – Uma Interpretação – Observações, percepções e análise de lusofonia emergente”, “História da Casa de Saúde S. Miguel – Antecedentes, Fundação e Desenvolvimentos”.

Além disso, é um conceituado articulista em revistas de teologia e especialidades médicas, bem como em órgãos de comunicação social generalistas, onde se inclui o semanário diocesano Presente Leiria-Fátima.

Tem colaborado em inúmeras iniciativas no âmbito da Ordem Hospitaleira e desenvolvido importantes trabalhos nas áreas da saúde mental, psicologia, alcoologia, história da assistência e pastoral da saúde, entre outras. “Conforme o lugar e as necessidades, foi, alternadamente, ajudante de enfermeiro, missionário, investigador, psicólogo, capelão, professor, autor”, refere a apresentação feita em entrevista recente à Rádio Renascença. Vale a pena ouvir as suas memórias de infância na terra natal, de vocação sacerdotal e missionária e de uma vida cheia, onde “Jesus Cristo foi sempre um parceiro a toda a prova e São João de Deus um modelo”.

GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...