Caxarias e Olival receberam o Padre Davide Gonçalves com assembleias numerosas

Caxarias e Olival receberam o Padre Davide Gonçalves com assembleias numerosas

O início de missão do novo pároco teve lugar neste domingo, dia 22 de setembro, nas respetivas igrejas paroquiais, com missas muito participadas: de manhã, em Caxarias; de tarde, no Olival. É de notar a existência, em ambas as paróquias, de grupos de acólitos bem treinados, assim como agrupamentos de escuteiros, que colaboraram na realização das celebrações. Nesta segunda paróquia, estiveram presentes todos os párocos da vigararia de Ourém. O padre Davide continua a missão pastoral do padre Bertolino Vieira, que deixa estas paróquias ao fim de 10 anos. A entrega do evangeliário ao seu sucessor foi o gesto simbólico para exprimir a continuidade.

Nas duas paróquias, o novo pároco foi acolhido por assembleias numerosas, saudado com aplausos, a oferta de flores e de produtos da terra, palavras de boas-vindas e a confraternização à volta da mesa, com a participação de muitas pessoas. Foi expresso o desejo de que ele ajude a crescer na fé e a continuar a caminhada da vida cristã e do testemunho e serviço aos outros, apoiando os serviços e movimentos existentes. Foi também expresso o compromisso de colaboração. Um grupo numeroso de fiéis da anteriores paróquias de Carnide e da Bajouca quiseram acompanhar o Padre Davide no início da sua nova missão.

O padre Davide agradeceu o acolhimento e, com palavras do Papa Francisco, desafiou as comunidades a procurar, com ousadia e criatividade, novas linguagens e métodos de anunciar o Evangelho e de celebrar a fé. Exortou a não se contentar com o argumento de que “sempre foi assim” para se empenhar na renovação na vida cristã e das paróquias.

Jorge Guarda, P.
Jorge Guarda, P.
Vigário Geral da diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Catequistas e famílias reunem-se em convívio em Caxarias

Este encontro acontece há vários anos e é um momento onde os catequistas, que colaboram neste serviço pastoral em ambas as paróquias juntamente com as suas famílias, partilham momentos de convívio, quer à mesa durante o jantar, quer depois num pequeno momento de diversão preparado para todos.

Correio da Amizade envia 4.000 cartas

Mais uma vez este ano, esta iniciativa continuou com muito entusiasmo em todas as paróquias que aderiram e foram partilhadas mais de 4 000 cartas com postais de Natal e mensagens de de Paz e de Esperança no tempo tão bonito como este.