Oito Eleitos para o Batismo inscreveram-se no Livro dos Catecúmenos

Oito Eleitos para o Batismo inscreveram-se no Livro dos Catecúmenos

O Rito da Inscrição do Nome no Livro dos Catecúmenos na diocese de Leiria-Fátima, que marca o início da preparação mais intensa para o Batismo dos Adultos, aconteceu no domingo 8 de março, em Leiria.

Os oito adultos inscritos, provenientes das paróquias da Bajouca, Carnide, Marinha Grande, Milagres e Pousos, tiveram um primeiro momento de catequese e encontro com o D. António Marto, no qual se apresentaram e foram acolhidos com o gesto da signação da fronte.

Na celebração que se seguiu, presidida pelo Bispo diocesano, na Sé de Leiria, após a homilia na qual foram exortados, com toda a assembleia, a acolher e expressar a beleza de Deus que resplandece da transfiguração de Jesus, realizaram vários ritos deste percurso catecumenal: a Inscrição do Nome, pelo qual se tornam Eleitos para o Batismo, a Unção com o Óleo dos Catecúmenos, e a entrega do Credo, que foi depois proclamado na celebração.

No início do tempo da Quaresma, esta celebração marca a caminhada dos adultos que se preparam para celebrar os Sacramentos da Iniciação Cristã , que vai ser ainda assinalada, nas paróquias onde continuam a sua preparação, com os escrutínios quaresmais e outros ritos próprios deste tempo.

Galeria de fotos: http://bit.ly/2TSP2hB

José Henrique, P.
José Henrique, P.
Pároco da Calvaria. Diretor do Serviço Diocesano da Catequese.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...