“Muito obrigado, senhor Bispo!”

“Muito obrigado, senhor Bispo!”

Marinha Grande e Santa Eufémia receberam o D. António Marto

No dia 18 e 19 de janeiro realizaram-se mais dois encontros vicariais de jovens com o cardeal D. António Marto. Na sexta-feira, o anfiteatro da escola Calazans Duarte da Marinha Grande teria cerca de 120 jovens à espera de ouvir o Bispo da Diocese. Um número inferior à média dos encontros que já se realizaram, mas que se explicam pela opção daquela vigararia que preferiu convidar apenas os jovens já crismados. Por esta razão, ficaram de fora os adolescentes dos 10º anos da catequese. Mesmo assim, foi notória a surpresa de ver o auditório quase cheio já que se contava com uma presença em menor número. Os presentes também manifestaram o seu agrado por essa opção e também por, desta vez, a vigararia ter escolhido um espaço de um estabelecimento escolar, por isso ser sinal da abertura e presença da Igreja na sociedade.

O início, após uma breves oração e algumas palavras do P. Armindo Castelão, foi marcado pela apresentação de um vídeo que introduziu o tema do biénio pastoral. Durante cerca de 13 minutos, numa produção de qualidade, foram alternando algumas breves entrevistas com jovens e excertos da carta pastoral do D. António.

O restante encontro decorreu como normalmente, seguindo os temas propostos às paróquias e a partir dos quais foram sendo feitas perguntas ao prelado, sendo uma boa parte dedicada ao tema da catequese. A esse respeito, o D. António contou um pouco do seu percurso de catequese e, sobretudo, das pessoas que foram mais importantes no seu caminho de discernimento vocacional. De acordo com o Bispo, “tem de haver um novo método, uma nova pedagogia, onde a presença do testemunho das pessoas seja importante, onde há experiência de espiritualidade”. Revelou ainda que, a nível nacional estão a ser preparados novos programas que prevêem “uma catequese mais aberta ao mundo”. Outra questão mais sensível e que o D. António Marto não recusou abordar, andou à volta do porquê das mulheres não poderem ser padres. O Bispo aproveitou para nomear uma lista de mulheres que foram muito importantes na vida terrena de Jesus Cristo e na história da Igreja. Chegou mesmo a afirmar que “se as mulheres fizessem greve na Igreja, esta acabaria por desaparecer”.

E a maratona continua

No dia seguinte foi a vez de Santa Eufémia receber cerca de 200 jovens da vigararia dos Milagres para poderem ouvir o seu Bispo. Desta vez, ao contrário do que tem sucedido, não foi nenhum jovem a conduzir o encontro. O padre Filipe Lopes, da Caranguejeira, assumiu as rédeas e pôs a assembleia a dizer “muito obrigado, senhor Bispo” após cada intervenção do D. António.

Uma das ideias mais importantes deste encontro, foi a necessidade do anúncio do evangelho passar pelas novas tecnologias. “Há novos métodos de evangelização e de anúncio”, começou por dizer o convidado, salientando que este tipo de encontros também encerram, de algum modo, uma novidade.

Mais uma vez, os temas mais fraturantes, tais como a homossexualidade, o aborto e a eutanásia, estiveram em cima da mesa. Mas o momento mais marcante, terá sido a subida ao palco da Carla que, por ter evidentes limitações de locomoção, foi transportada ao colo por um voluntário do Santuário de Fátima, que todos os anos ajuda na organização de férias para pessoas com deficiência. Entre tantas outras propostas de voluntariado, aquela foi mais uma para a qual foram convidados todos os participantes a fazerem a experiência.

No final, o habitual convívio, aquecido com chá e bolos, com que finalizam estes encontros, encerrou mais um fim de semana em que os jovens não recusaram comparecer.

Paulo Adriano
Paulo Adriano
Diretor do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

5 de Outubro — 9h30 > 18h30
Seminário Diocesano de Leiria

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.