O SPES em tempo de Quarentena: fazer das casas uma só casa

O SPES em tempo de Quarentena: fazer das casas uma só casa

A pandemia que nos assola veio trazer uma realidade nova. Nem é preciso falar sobre isso. Todos nós vivemos essa nova realidade na própria pele, experimentando os apelos e os desafios que dela vêm.

O Serviço de Pastoral do Ensino Superior (SPES) da nossa Diocese vive dos alunos e para os alunos. São eles o seu destinatários, são eles os seus dinamizadores. Eles são a única razão de existir do SPES. Enquanto houver alunos do Ensino Superior na nossa Diocese, o SPES continua de portas abertas, como rosto da Igreja que vai até às periferias do Politécnico de Leiria.

Com a cidade desprovida de aulas e com os alunos em suas casas, as salas de aula do Politécnico ganharam as dimensões de Portugal. Na mesma sala de aula, via digital, estão alunos de norte a sul do país e das Ilhas a darem seguimento ao que começaram no dia em que entraram no Ensino Superior. A vida tem que continuar, dizem eles e os professores.

Por isso, o SPES também teve que continuar e procurou fazer de todas as casas dos alunos que acompanha uma só casa. 

Contando com o enorme esforço dos alunos da Equipa Animadora, levou a cabo todas as atividades que tinha programado e, puxando pela imaginação, tornou-as possíveis nas atuais circunstâncias. 

Desde a Via-Sacra à Celebração Penitencial, sem confissão sacramental, mas com oportunidade de cada um se apresentar tal qual é diante de Deus, passando pelas Orações de Taizé, adentrando-se pelos terrenos da Cultura e da Ética, lugares onde o Evangelho acontece, os alunos do Ensino Superior, cada um em sua casa, puderam reunir-se para rezar, para pensar, para partilhar.

E assim vamos continuar, agora cada um em sua casa, depois, novamente no CAES, a sede do SPES situada na Avenida Marquês de Pombal, mas sempre na certeza de que habitamos a mesma casa!

Texto enviado pela Equipa do SPES
www.instagram.com/spes.lf

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
Eduardo Caseiro, P.
Eduardo Caseiro, P.
Padre da Diocese de Leiria-Fátima. Actualmente é director de Centro de Formação e Cultura Cristã.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

CEPADI implementa plano de contingência

Procurando ir em linha de conta com as indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS) no que diz respeito à frequência de espaços fechados, o Centro Pastoral Diocesano, no seminário Diocesano de Leiria, está a colocar em prática as seguintes medidas.