O Reino dos céus… não é para ti?

http://lefa.pt/?p=15715


Hoje trago-vos quatro histórias baseadas em factos verídicos, mas com o seu sigilo mantido. Fizeram-me pensar…refletir…ser melhor!

1 – Encontrei uma mulher na missa de domingo da nossa paróquia. Eu não a conhecia mas ela veio ter comigo, talvez por eu estar a acolitar. Disse-me que gostava de ajudar, que tinha jeito para ler e para cantar, inclusivamente os salmos. Precisava de a conhecer melhor… Ela tinha saído da sua terra, divorciou-se e, mais tarde, casou de novo, e já tinha um filho do primeiro casamento.

O reino dos céus não é para ti?

2 – O meu filho chegou a casa com um rapaz, um amigo dele; nesse dia eu surpreendi-o porque cheguei a casa mais cedo, eles não me esperavam e vi-os abraçados. Perguntei o que vinha a ser aquilo… Ele respondeu-me “pai, é o meu namorado”.

O reino dos céus não é para ti?

3 – Um homem chegou à Cáritas a pedir ajuda. Precisava de pagar a renda, despesas e deslocações para o trabalho e o dinheiro não era suficiente para tudo. Não era de cá, tinha vindo de Lisboa. Disse-me que era pedreiro mas que sabia fazer um pouco de tudo. Ofereceu logo os seus serviços, que vieram mesmo a calhar pois a Cáritas estava a precisar de um arranjo na casa de banho e, por isso, foi muito prestável. Entretanto, com o decorrer da conversa, diz-me que já matou um homem, que já esteve preso e, por isso, agora estava a tentar dar a volta à sua vida.

O reino dos céus não é para ti?

4 – Uma mulher chegou preocupada, não conseguia esconder a sua aflição. Pediu para falar comigo e disse-me, sem medos, “sou amante de um homem casado e agora estou grávida. Eu não posso ter este filho. Sabe, eu quando tinha 20 anos tive que fazer o mesmo, e este filho também tenho que o tirar…”

O reino dos céus não é para ti?

Estas pessoas não precisam do meu julgamento. Precisaram de mim, num momento muito específico das suas vidas, para os ajudar no caminho que os podia aproximar de Deus, o caminho da reconciliação. Não posso deixar de me recordar de S. Paulo na sua segunda epístola aos Coríntios: “Pois foi Deus quem reconciliou o mundo conSigo, em Cristo, não imputando aos homens os seus pecados, e pondo em nós a palavra da reconciliação.” (2 Cor 5, 19)

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress