O Reino dos céus… não é para ti?


Hoje trago-vos quatro histórias baseadas em factos verídicos, mas com o seu sigilo mantido. Fizeram-me pensar…refletir…ser melhor!

1 – Encontrei uma mulher na missa de domingo da nossa paróquia. Eu não a conhecia mas ela veio ter comigo, talvez por eu estar a acolitar. Disse-me que gostava de ajudar, que tinha jeito para ler e para cantar, inclusivamente os salmos. Precisava de a conhecer melhor… Ela tinha saído da sua terra, divorciou-se e, mais tarde, casou de novo, e já tinha um filho do primeiro casamento.

O reino dos céus não é para ti?

2 – O meu filho chegou a casa com um rapaz, um amigo dele; nesse dia eu surpreendi-o porque cheguei a casa mais cedo, eles não me esperavam e vi-os abraçados. Perguntei o que vinha a ser aquilo… Ele respondeu-me “pai, é o meu namorado”.

O reino dos céus não é para ti?

3 – Um homem chegou à Cáritas a pedir ajuda. Precisava de pagar a renda, despesas e deslocações para o trabalho e o dinheiro não era suficiente para tudo. Não era de cá, tinha vindo de Lisboa. Disse-me que era pedreiro mas que sabia fazer um pouco de tudo. Ofereceu logo os seus serviços, que vieram mesmo a calhar pois a Cáritas estava a precisar de um arranjo na casa de banho e, por isso, foi muito prestável. Entretanto, com o decorrer da conversa, diz-me que já matou um homem, que já esteve preso e, por isso, agora estava a tentar dar a volta à sua vida.

O reino dos céus não é para ti?

4 – Uma mulher chegou preocupada, não conseguia esconder a sua aflição. Pediu para falar comigo e disse-me, sem medos, “sou amante de um homem casado e agora estou grávida. Eu não posso ter este filho. Sabe, eu quando tinha 20 anos tive que fazer o mesmo, e este filho também tenho que o tirar…”

O reino dos céus não é para ti?

Estas pessoas não precisam do meu julgamento. Precisaram de mim, num momento muito específico das suas vidas, para os ajudar no caminho que os podia aproximar de Deus, o caminho da reconciliação. Não posso deixar de me recordar de S. Paulo na sua segunda epístola aos Coríntios: “Pois foi Deus quem reconciliou o mundo conSigo, em Cristo, não imputando aos homens os seus pecados, e pondo em nós a palavra da reconciliação.” (2 Cor 5, 19)

GIC - Gab. Informação e Comunicação
GIC - Gab. Informação e Comunicação
Este serviço diocesano é responsável por promover a comunicação entre as diversas instâncias da Igreja diocesana, nomeadamente através da produção e divulgação das suas notícias. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Leia também...

Editorial Rede 25

Quando os 72 discípulos foram enviados por Jesus, aos pares, sem mais nada senão a roupa que traziam vestida, as sandálias e,

Editorial Rede 24

Já é um lugar comum dizer que temos Fátima aqui tão perto e não lhe damos o valor devido. É daqueles casos

29 de Junho — 9h30 > 18h00
Aula Magna do Seminário Diocesano de Leiria