Novos tempos, novos templos. Diocese publica agenda de celebrações transmitidas online

Novos tempos, novos templos. Diocese publica agenda de celebrações transmitidas online

Depois da criação de página web dedicada à questão da Covid-19, o Gabinete de Informação e Comunicação (GIC) da diocese de Leiria-Fátima elaborou uma agenda das celebrações religiosas que vão ser transmitidas pelas internet.

Como era expectável, o surto pandémico de SARS-CoV-2 que obriga a um isolamento em casa, obrigou ao cancelamento de todas as celebrações comunitárias. Por isso, foram feitas as primeiras experiências com a transmissão das Eucaristias através dos canais digitais. As impressões de quem “participou” foram positivas. Por exemplo, a celebração do bispo diocesano, D. António Marto, feita na sua casa, teve uma constante de visualizações acima dos 350 utilizadores, tendo chegado a picos de 450. Há, portanto, uma cada vez mais uma maior procura de “locais” onde se possa participar nas diversas celebrações via online.

Para responder a esta procura, o GIC criou uma agenda de celebrações transmitidas online, nessa linha, apresentou dois desafios aos párocos da Diocese. No primeiro, exortou-os a experimentar fazer uma transmissão da celebração para as suas comunidades. E, a par desse desafio, pediu-lhes para divulgarem a sua transmissão com antecedência na agenda, dando-lhes acesso a um formulário simples que imediatamente publica qualquer evento. Qualquer pessoa que tenha conhecimento da existência de evento congénere também pode informar o GIC usando, para tal, os canais habituais

A agenda e outras informações relacionadas com a crise sanitária, podem ser encontradas na página em covid.leiria-fatima.pt

Paulo Adriano
Paulo Adriano
Diretor do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Esperança, sinais e efeitos do Codiv-19

A pandemia leva tanta gente a abraçar e fazer coisas diferentes e melhores. Os estudiosos têm campo imenso para avaliar esses efeitos sobre os indicadores da saúde, poluição, corrupção, prática religiosa, progresso progressista mal parado e mais mortífero, questões fraturantes.