Novo pároco das Matas e de Espite quer assembleias vivas

Novo pároco das Matas e de Espite quer assembleias vivas

O Padre Marcelo Morais iniciou no dia 8 de setembro a sua missão de pároco das Matas e de Espite, sucedendo ao padre Rogério Chitapa, do Sumbe (Angola), que terminou a sua estadia na diocese de Leiria-Fátima.

A tomada de posse decorreu nas respetivas igrejas paroquiais com a presença do Vigário Geral, em representação do Bispo diocesano. Numa intervenção inicial, o padre Jorge Guarda citou estas palavras de S. Pedro: “Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado, governando-o … de boa vontade, tal como Deus quer; … com zelo; não com um poder autoritário sobre a herança do Senhor, mas como modelos do rebanho” (1 Pe 5, 2-3). Depois, disse que “o pároco não é um funcionário de serviços religiosos, é sim discípulo missionário de Jesus Cristo” que, em nome d’Ele, “assume a missão de líder da comunidade cristã, mestre da fé, pai e irmão mais velho.”

Os fiéis manifestaram com gestos e palavras o seu acolhimento e agradecimento a um e outro sacerdote. O grupo de jovens das Matas, que teve uma participação muito ativa na celebração da missa, deu uma lembrança ao padre Rogério, para ele não se esquecer deles e desta paróquia, e ao padre Marcelo ofereceu-lhe a camisola do grupo, esperando a sua ajuda.

O padre Marcelo, além dos gestos formais, apresentou-se como um padre e um irmão de trato simples. Disse desejar servir as comunidades e que quer assembleias vivas e alegres, capazes de atrair os mais jovens para Jesus.
Após as missas, houve um almoço de confraternização em Espite, reunindo fiéis de ambas as paróquias.

Jorge Guarda, P.
Jorge Guarda, P.
Vigário Geral da diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

5 de Outubro — 9h30 > 18h30
Seminário Diocesano de Leiria

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.