No dia 20 de junho: Crianças e adultos vão celebrar o Corpo de Deus em Leiria

No dia 20 de junho: Crianças e adultos vão celebrar o Corpo de Deus em Leiria

Centenas de crianças da catequese e muitos fiéis católicos vão reunir-se em assembleia na cidade de Leiria, para celebrar a presença de Cristo na Eucaristia, no dia 20 de junho, que a Igreja Católica dedica à solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. A celebração da Missa, presidida pelo bispo D. António Marto, será às 16 horas, no jardim de Santo Agostinho. Seguir-se-á a procissão pelas ruas da cidade até ao adro da Sé, com este itinerário: Largo de Infantaria 7, Rua Tenente Valadim, Largo Alexandre Herculano, Praça Goa, Damão e Diu, Largo 5 de Outubro, Largo das Forças Armadas, Rua da Vitória e Largo da Sé. Na procissão estarão presentes as filarmónicas das Chãs, das Cortes e da Caranguejeira, que nos honram com a sua generosa actuação e marcam o ritmo deste acto religioso.

Festa do Corpo de Deus em 2006
Festa do Corpo de Deus em 2006

Todos os fiéis católicos, vindos das diferentes paróquias, com as respectivas bandeiras, e também os religiosos e religiosas, são convidados a participar na celebração. Espera-se especialmente a presença dos ministros extraordinários da comunhão, dos acólitos e das confrarias ou irmandades do Santíssimo Sacramento. Participarão também os escuteiros com os seus uniformes e os acólitos vestidos com as suas túnicas.

Na parte da manhã, a começar às 10h30, no jardim de Santo Agostinho, congregam-se as crianças do 3º e 4º ano da catequese com os respetivos catequistas para um conjunto de atividades organizadas pelo respetivo Serviço Diocesano, como já foi divulgado.
Esta Eucaristia e procissão com o Santíssimo Sacramento na cidade de Leiria constituem uma significativa experiência eclesial, proporcionando aos fiéis maior consciência da sua pertença à Igreja diocesana. “Na santíssima Eucaristia, – confessa a fé católica – está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a vida mediante a sua carne vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo” (PO 5; EE 1).

A mesma celebração em 1964

Corpo de Deus - prospeto de 1964
Corpo de Deus – prospeto de 1964

Num prospeto de 1964, em que se divulgava o programa da “festa do Santo Corpo de Deus em Leiria”, o bispo da altura, D. João Venâncio, escrevia:
“Espero que não falte nenhuma freguesia da querida Diocese de Nossa Senhora à chamada do seu humilde Pastor, como, aliás, acontece todos os anos. Nem as paróquias de se fazer acompanhar das Sociedades Filarmónicas, onde existem, para dar maior realce exterior à devoção.
Na Sé Catedral, far-se-á, como de costume, um tríduo preparatório, nos dias 25, 26 e 27 do corrente (Maio), às 9 horas da noite, com pregação solene e outros actos de culto, e no dia 28, Pontifical ao meio dia, e solene Procissão, a começar às 5 horas da tarde, pelas ruas do costume, com Bênção Eucarística, no largo fronteiro à residência episcopal.

Muito desejaríamos que o maior número possível dos caríssimos diocesanos tomassem parte já no Solene Pontifical do meio dia, comungando pelas intenções do Santo Padre e em acção de graças pelos sete séculos da instituição desta festa”.

Nessa época, a procissão saía da sé e seguia pela Rua Direita, passava pelo Terreiro, subia a Rua de Alcobaça, descia pela Avenida dos Combatentes e dirigia-se ao atual Largo das Forças Armadas. Aí, em frente do antigo paço episcopal, terminava com a bênção do Santíssimo dada a partir da varanda do edifício.

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
Jorge Guarda, P.
Jorge Guarda, P.
Vigário Geral da diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Encontro dos catequistas do 3º ano

25 de janeiro de 2020, sábado, das 10h00 às 11h00, no Seminário de Leiria, haverá um encontro para os catequistas do 3º ano da catequese da diocese de Leiria-Fátima para lançar a atividade “Festa da Eucaristia – Vamos cear com Jesus”.