No adeus ao Olival e Caxarias: obrigado, padre Bertolino

No adeus ao Olival e Caxarias: obrigado, padre Bertolino

No dia 22 de setembro, assinalar-se-á o fim de um ciclo da vida nas paróquias de Nossa Senhora da Purificação do Olival e de Nossa Senhora de Fátima de Caxarias, com a despedida do padre Bertolino, na Eucaristia das 16h00 na igreja paroquial do Olival e das 11h00 na igreja paroquial de Caxarias.

Foram dez anos que ficarão para sempre registados na nossa memória, não só pela obra física, mas também pela obra espiritual, junto destas comunidades cristãs.

No dia 25 de outubro de 2009, quando tomou posse nestas paróquias, deve ter ficado apreensivo. Viu-se diante desta gente, também apreensiva, e naturalmente curiosa.

Passado todo este tempo podemos afirmar que o padre Bertolino marcou cada família e cada pessoa do Olival e Caxarias, pelo exemplo, pela proximidade e sobretudo pela humildade para enfrentar a missão para que foi designado. O padre Bertolino ensinou-nos a não nos sentirmos inferiores e, por sermos pequenos, a não nos acomodarmos. Ensinou também, que é possível criar dinamismo se tivermos boa vontade e alegria de viver em comunidade, o que esteve bem presente.

Motivou a comunidade a dedicar um pouco do seu tempo em favor das atividades das paróquias e da vida em comum. Incentivou ao convívio e à partilha em comunidade. Por estas e por tantas outras razões deixará saudades e sementes que perdurarão no tempo. 

O povo do Olival e Caxarias não esquecerá o seu trabalho, a sua atenção e está profundamente agradecido. A despedida é emocionante. Este é um momento especial! É hora de olhar para trás e ver tudo o que foi passado. É hora de valorizar a amizade e os laços de afetividade que foram criados. E por isso intercedemos a Deus que lhe dê muita saúde e que o nosso testemunho possa ser o conforto e incentivo para continuar. Se tivéssemos de descrever a síntese do momento de despedida, somente três sentimentos o representassem, esses seriam emoção, esperança e saudade.

O padre Bertolino vai e nós ficamos. Que bom seria se não houvesse despedida, não houvesse adeus, mas que continuasse como um bom pastor à frente dos destinos destas duas comunidades cristãs. Seria melhor se nas nossas vidas pudéssemos optar e pedir para ficar. Mas não é assim. Não podemos ser egoístas, pois uma pessoa com as suas qualidades deve ter também a oportunidade de partilhar com outras realidades e outras comunidades.

Sentiremos a sua falta, mas sabemos que a sua ida é a continuidade da missão que abraçou aquando da sua ordenação.  Entregou a sua vida a Deus para se dedicar à vida dos homens. Por isso, temos a certeza que tudo correrá bem, nesse novo caminho nas paróquias da Barreira e das Cortes, para onde foi nomeado pelo nosso bispo D. António Marto, nas nomeações feitas, no passado mês de junho.

As novas paróquias podem considerar-se privilegiadas por acolher o padre Bertolino, pois no seu dinamismo nos movimentos e nas obras realizadas na Igreja, não será esperado desempenho inferior.

Que seja sempre essa pessoa amiga que sempre foi. Por onde andar, lembre que deixou pessoas que lhe querem bem e torcem pelo seu sucesso. Distribua a todos sorriso constante que sempre alegra seu rosto de felicidade e que conforta quem o rodeia. Por estas razões e muitas mais, é difícil dizer adeus, é triste ver ir embora uma pessoa, por quem temos muita consideração.

Em nome de todos os paroquianos, queremos prestar-lhe, um afetuoso agradecimento por termos o privilégio de ter partilhado e usufruído da sua entrega e do seu trabalho a Deus e a estas simples comunidades do Olival e Caxarias. O padre Bertolino, pode ter a certeza que ficará sempre em nossas mentes, pela grandeza da sua humildade, pelo seu coração, pelos seus gestos e pelos seus ensinamentos.

Por tudo isto: muito obrigada Padre Bertolino!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.